#tudocomeçanalivraria e a Black Friday

Livreiros lançam campanha nacional pela valorização das livrarias físicas. O consumidor deve ficar atento para as promoções e descontos.

Os livreiros brasileiros se reúnem para fazer história: inspirados em um movimento internacional para atrair visitantes às livrarias e espaços culturais, após muitos meses de estabelecimentos fechados por causa da obrigatoriedade do isolamento social, um grupo de representantes de mais de 120 pontos de venda do país lançou a campanha #tudocomeçanalivraria.

Com apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a campanha tem como objetivo reforçar o protagonismo das livrarias como ponto de conexão entre livreiros, autores, editores, distribuidores e leitores.

O grupo de livreiros foi formado logo que as livrarias foram fechadas para que todos pudessem pensar juntos em como enfrentar os novos desafios. De lá para cá, eles viram nascer pelo mundo campanhas de incentivo ao livro e às livrarias. Espanha, Portugal, Argentina, Chile, México, Inglaterra… Faltava o Brasil. Foi quando decidiram escrever este capítulo.

“A livraria é o lugar de encontro entre o leitor e o livro, onde se fortalece essa conexão. Também é o espaço de prazer e de conhecimento, de troca de experiências, de lazer. É onde se vivem sonhos. A livraria física é fundamental na formação dos leitores e onde surgem muitas histórias de livros e livreiros”, resume o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Vitor Tavares.

Não por acaso, as livrarias respondem por quase metade das vendas de livros, segundo a pesquisa “Produção e vendas do setor editorial brasileiro”, de 2019. Mas o país, como todo o mundo, teve queda média de 40% nas vendas desses estabelecimentos, em relação ao ano passado.

“Mesmo compensando vendas pela internet, as editoras sentiram o baque principalmente nos resultados dos lançamentos de 2020, bem abaixo do esperado. Sem as livrarias, não houve a arte do encontro com os novos livros”, ressalta o diretor executivo da Editora WMF Martins Fontes, Alexandre Martins Fontes.

#tudocomeçanalivraria é uma porta aberta a esse reencontro. Ao longo da campanha, que começou com um convite para que as pessoas postem suas experiências nas livrarias com essa hashtag em suas redes sociais, serão divulgadas iniciativas para fomentar hábitos como visitar livrarias e presentear com livros.

Livros com descontos

Com a vida aos poucos voltando ao “normal” essa é a melhor época para quem quer renovar a lista particular de leitura, presentear os entes queridos e é também uma ótima oportunidade para pais e estudantes aproveitarem os melhores preços em livros didáticos e universitários. A Black Friday chega a ser melhor do que outras datas para compra de livros: os descontos oferecidos pelas livrarias físicas e online são quase sempre maiores do que no Dia dos Pais, Dias das Mães e Natal. Mas para não se perder durante as compras, o ideal é ter alguns objetivos em mente.

O book advisor Eduardo Villela separou cinco recomendações para você aproveitar bem suas compras de livros durante a Black Friday:

Planejamento – Sabe aqueles livros que você já namora há tempos, mas não comprou ainda? Chegou o momento de fazer a sua lista e esperar a chegada do dia 27 de novembro.

Estudar – Para quem está pensando em aproveitar o período para comprar livros didáticos, foque em leituras específicas sobre o objeto de estudo. Separe os títulos que serão para os estudos de seus filhos e os que serão para você. Assim, vai conseguir comprar aqueles livros que realmente vão ajudar e não acabar virando decoração na sua estante.

Presentes – Faça uma lista dos amigos e familiares que você pretende presentear no final do ano no Natal ou amigo secreto. É muito gostoso presentear aqueles que amamos e tenho certeza de que seus familiares e amigos vão ficar muito felizes por terem sido lembrados por você. E como os gostos são variados, esse é o melhor momento para aproveitar os descontos em temas variados de livros e já deixar o presente deles garantido.

Crianças – Oportunidade perfeita para os pais incentivarem seus filhos a ler. Os livros infantis, por exemplo, que costumam ter preços mais elevados por conta de serem coloridos, impressos em papel especial, contarem com ilustrações, capa dura etc, recebem descontos interessantíssimos. Não percam a oportunidade de adquirir aqueles livros que seus filhos já te pediram e outros que você quer presenteá-los.

2021 – Qual são os seus objetivos para o ano que vem? Vai focar no crescimento pessoal ou profissional? Ou nos dois? Os livros também podem te ajudar a realizar suas metas. Então aproveite os descontos para adquirir livros de carreira, negócios, educação financeira, biografias, autoajuda e outros. Eles certamente contribuirão para melhorar sua vida em 2021.

Já chegar ao Black Friday com sua lista de livros é a melhor estratégia para poder comprar bem e evitar gastar por impulso. As grandes histórias nos inspiram, emocionam e divertem. É por meio da leitura de bons livros que desenvolvemos a criatividade, melhoramos o entendimento do mundo ao nosso redor, nosso raciocínio fica mais rápido, pensamos soluções para situações e problemas complexos de uma forma muito mais eficaz e tantas outras benesses. Por isso, a Black Friday é o melhor momento do ano para aumentar o seu repertório literário sem precisar desembolsar muito dinheiro.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *