“Ego Sum – O menino que se achava”

Obra bilíngue infantil, da Paulus Editora, fala sobre autoestima, talento, escolhas e consequências

 

 

“Nunca recebera um elogio assim, tão espontâneo. Estimulado, Ego lançou-se em terrenos mais movimentados”. 

Livro escrito por Fernanda de Oliveira, conhecida como Fê Liz, e ilustrado por Veruschka Guerra, apresenta a história de Ego Sum, um menino que se achava tão comum e neutro assim como outros garotos de sua idade e que, ao ganhar um presente, desenvolveu habilidades admiráveis. Sua autoestima aumentou tanto até chegar ao ponto de se distanciar de pessoas e situações naturais da vida.

Um patins mudou a rotina de Ego Sum: começou com simples deslizes e aos poucos foi se arriscando em manobras radicais que despertavam olhares de todas as partes. Ao perceber que chamava a atenção, o menino “se achava”. Ele gostou daquela sensação. Até então, não havia recebido elogios tão espontâneos. Isso o ajudava a fazer novas manobras e cada vez mais se destacava:

“Os olhos atentos lhe deram mais agilidade […] Fez virar a cabeça até de quem estava de terno e com pressa e também das meninas de bicicleta, arrancando suspiros e mais elogios”.

A sensação o fez sentir um garoto diferenciado e Ego Sum foi inflando-se até que começou a flutuar: “Como era gostoso se sentir por cima do mundo”.

 

 

Junto com esse sentimento veio a tristeza de se sentir sozinho e perceber a naturalidade de situações cotidianas que também faziam as pessoas felizes. Com sutileza e um novo olhar ele conseguiu voltar a colocar seus pés no chão.

O texto de Fernanda Oliveira recebeu os fortes e marcantes traços de Veruschka Guerra. A mesma obra tem as versões português e inglês. De um lado, “Ego Sum – o menino que se achava”. De outro, “Ego Sum – A boy full of himself.”

Fernanda de Oliveira é autora de mais de 30 livros infantojuvenis. Possui um canal no youtube chamado Fê Liz, no qual canta, conta, incentiva a leitura e fala sobre literatura infantojuvenil. Nasceu em Brasília, formou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia e Artes Musicais em Boston. É apresentadora de programas infantis literários na TV, canta e produz peças de teatro, CDs para crianças, é letrista de músicas infantis e musicais. É curadora de vários festivais e feiras de livros, recebeu o título de embaixadora do Fliaraxá. Faz palestras e apresenta-se nas escolas e maiores feiras literárias do mundo.

Veruschka Guerra é ilustradora brasileira e mora em João Pessoa, na Paraíba. Se especializou em em ilustração de livros infantis, em Sarmede, Itália. Foi indicada ao prêmio Jabuti 2015 por seu primeiro livro autoral: O sonho de Karim. Veruschka tem ilustrações publicadas em livros infantis, juvenis, de colorir, capas e pôsteres no Brasil, EUA, Canadá, Espanha e Coreia do Sul.

O livro tem 64 páginas, custa R$ 45,00 e pode ser comprado no site da editora: https://www.paulus.com.br/loja/ego-sum-o-menino-que-se-achava_p_6088.html?es_campaign=sugestao_produto&es_medium=menu_esearch&es_source=loja

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *