O que esperar da 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo

Eduardo Villela *

A pandemia acelerou a conectividade no mundo. Eventos anuais esperados ansiosamente no Brasil, como a Bienal do Livro, agora estão num novo formato, totalmente online. Realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o evento acontecerá entre os dias 7 e 13 de dezembro e terá como lema o conceito “Conectando pessoas e livros”, na intenção de reunir leitores, escritores, editoras, livrarias e outros tantos atrativos do mercado editorial.

Destaco as expectativas positivas para a Bienal Virtual:

Vínculo escolar: como a Bienal é um evento também voltado fortemente para as escolas, os professores poderão orientar a participação de seus alunos em palestras e rodas de conversa online com autores.

Incentivo ampliado ao hábito de leitura nacionalmente: fazer a Bienal de forma online possibilitará, pela primeira vez, que brasileiros de todos os cantos do país tenham acesso a toda a programação do evento, algo inédito que valoriza ainda mais o livro e o hábito de leitura. Inclusive, pessoas de outros países, falantes da língua portuguesa, também poderão acompanhá-lo. Nunca é demais lembrar que o incentivo ao hábito de leitura proporciona desenvolvimento emocional e intelectual, enriquece o vocabulário e permite que as crianças, os jovens e os adultos desenvolvam o senso crítico e uma melhor compreensão do mundo ao seu redor.

Aproximação dos autores com os leitores: as palestras e rodas de conversa online são uma ótima pedida para fazer perguntas aos autores, estreitando o vínculo escritor-leitor. Para os autores mais tímidos, se expressar virtualmente pode ser, inclusive, mais fácil. O evento ainda proporciona a participação de um número maior de autores estrangeiros, incentivando ainda mais a interação com o público.

Livros digitais: por ser um evento virtual, que valoriza a leitura de livros em diferentes formatos, a Bienal acaba estimulando um maior interesse pelos e-books e audiolivros, que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil por conta da praticidade e experiência agradável de acesso ao conteúdo.

A 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo será importantíssima para celebrar e colocar o livro no centro das atenções nesse final de ano em meio a um risco preocupante de tributação de um item tão vital para o desenvolvimento humano e educacional dos brasileiros.

Não deixe de conferir a rica e diversificada programação de conteúdos culturais e educacionais, o espaço de vídeos, as entrevistas com autores e as oportunidades para comprar seus livros preferidos com desconto. O evento é uma oportunidade preciosa para editores, livreiros e autores se aproximarem ainda mais dos leitores.

*  Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Mais informações em https://www.eduvillela.co

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *