Em casa: muitas formas de fazer arte e histórias

Programação especial instiga o público infantojuvenil para imaginar, criar e produzir suas próprias histórias

 

Crianças e adolescentes ganham programação especial do Sesc 24 de Maio, São Paulo: empréstimo de livros infantis, oficinas virtuais e bate-papo da terceira temporada do Cinetruque.

 

Fotos: Divulgação

Pego lá, leio cá – com Karina Giannecchini

Série audiovisual, com aproximadamente 8 minutos de duração, para apresentar alguns títulos do acervo infantojuvenil da biblioteca do Sesc 24 de Maio e despertar o interesse do público na retirada temporária dos livros disponíveis na unidade, mediante agendamento prévio no portal sescsp.org.br/24demaio. Os livros, após devolvidos, ficam em quarentena, antes de serem emprestados novamente.

A atriz, comunicadora e contadora de histórias, Karina Giannecchini, cria uma atmosfera online brincante para falar dos autores, ilustradores, tramas das histórias, sem revelar o desfecho de cada uma delas, além de mostrar as capas dos livros para que toda família possa pegar emprestado na biblioteca, ler em casa e devolvê-los na unidade, seguindo os protocolos de segurança. A narradora compartilha também pílulas de histórias no decorrer dos vídeos. Confira os primeiros episódios na playlist “Pego lá, Leio Cá” do canal do Sesc 24 de Maio.

Dia: 13/2, sábado, às 15h –  YouTube e Facebook do Sesc 24 de Maio – Classificação livre – Gratuito

Cinetruque Drops – vídeos curtos sobre cine trucagens – Tatiane Colevati

Quinzenalmente a educadora de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio, Tatiane Colevati, traz informações divertidas sobre diversos temas: Efeitos especiais curiosos, Curiosidades sobre o Oscar e outras premiações, Cinema Nacional e Cinema versus Streaming em vídeos curtos, legendados, de até 3 minutos, para informar a criançada sobre os bastidores do cine trucagem. Confira os primeiros episódios sobre “Efeitos Especiais” clicando aqui.

Dia: 26/2, sexta, às 11h – YouTube, Facebook e Instagram do Sesc 24 de Maio – Classificação a partir de 10 anos Gratuito

Cinetruque em casa –  com Tatiane Colevati e Anita Cavaleiro

Primeira parte: Objetos de cena

As educadoras de Tecnologias e Artes Anita Cavaleiro e Tatiane Colevati ensinam a confeccionar objetos cênicos para produções audiovisuais, utilizando como base materiais simples e facilmente encontrados em casa! Os vídeos tutoriais têm até 10min de duração e são bem fáceis de acompanhar. Após a finalização dos objetos cênicos, a criança pode interagir com a câmera do celular, criando seu próprio filme de ação e movimento.

Dia: 25/2, quinta, às 15h –  YouTube do Sesc 24 de Maio – Classificação a partir de 10 anos – Gratuito

Segunda parte: Bate-papo

Cinetruque convida para um bate-papo sobre sobre “cinema feito em casa” com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc São Paulo, que também convidou educadores de outras unidades para compartilharem suas experiências em diversas áreas do audiovisual, traçando um paralelo com a sua ação educacional nos espaços em que atuam, dentro e fora do Sesc.

Dia 19/2, sexta, das 15h às 17h, o tema será sobre Adaptações e Gambiarras no Cinema com Felipe Calixtre (Sesc Jundiaí) e Daniel Seda (Sesc Av. Paulista

Local: Microsoft Teams

Necessária inscrição prévia em inscricoes.sescsp.org.br – Vagas limitadas – Classificação a partir de 16 anos – Gratuito

Figurino Gambiarra – com Quiosco Cultural

André Fernandes apresenta uma série de ideias para a criação de acessórios, armaduras e robôs para toda a família, utilizando materiais simples e de fácil acesso. São quatro vídeos publicados no Instagram, cada um com uma temática diferente e lançados quinzenalmente. Nos episódios anteriores André ensinou a fazer Transformers, Máscara Multifaces e Armaduras Medievais. O próximo e para fechar a atividade será a vez de aprender a fazer uma Máscara de Monstro.

Quiosco Cultural é um ateliê itinerante idealizado pelos multiartistas André e Kauê Fernandes, pai e filho, que transitam por diversas áreas da arte levando para ONGs, escolas, universidades, centros culturais diversas vivências artísticas.

Dia: 20/2 – sábado, às 18h – Instagram do Sesc 24 de Maio –  Episódios anteriores disponíveis na rede – Classificação a partir de 10 anos – Gratuito

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *