Histórias em Quadrinhos 3D

Como a realidade aumentada pode transformar a experiência da leitura

 

A leitura de histórias em quadrinhos proporciona sempre uma divertida experiência. Agora, imagine ler e ter a possibilidade de ver os personagens em realidade aumentada no estilo 3D? É sobre esse e outros assuntos que um dos autores da HQ interativa “The end” (lançada pela SESI-SP Editora), Marcelo Castro, apresentou num bate-papo literário virtual: http://bit.ly/LiveBatePapoLiterario

Junto com o autor participou também o professor de filosofia da rede SESI em Bauru e da equipe da SESI-SP Editora, Tiago Mariano Ferreira. Os participantes e interessados em conhecer o quadrinho interativo “The end” podem adquiri-lo com desconto especial de 40% na Livraria Martins Fontes Paulista, até o dia 8 de março de 2021. O desconto é válido tanto para compra em loja física quanto no site da livraria.

O bate-papo faz parte das ações do projeto Clube Literário do SESI-SP, que tem como intuito fomentar o hábito da leitura oferecendo ao público do SESI-SP e do Centro Cultural Fiesp – um dos grandes centros culturais da Avenida Paulista, em São Paulo_ a oportunidade de acesso a mais uma modalidade de atividade literária, cuja organização e acompanhamento se dá pela equipe de Difusão Literária do SESI-SP.

A SESI-SP Editora, por sua vez, tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com mais de mil títulos em seu catálogo, em diferentes formatos (e-books, audiobooks e impressos), tornou-se referência na edição de livros educacionais, infantojuvenis, de alimentação, de HQs nacionais e europeias, e de obras de interesse geral.

O autor

Marcelo Castro é ilustrador, professor de desenho e ilustração na Quanta Academia, palestrante do Festival de Linguagem Eletrônica (File), desde 2014, e Ilustrador colaborador na Wild Life desde 2018. Como fundador do Spok Studio, desenvolve seu trabalho de ilustração e produções audiovisuais. Área na qual já foi reconhecido com o prêmio de Melhor Curta Brasileiro no Anima Mundi/2001 e, com o curta metragem DaliVinCasso, foi contemplado com o Programa Petrobras Cultural 2010 e mais de 20 prêmios entre eles: Prêmio Exibição TV Brasil, Melhor Animação no Festival de Florianópolis e finalista do FICI.

Trabalhou nas séries Meu AmigãoZão (como desenhista e coordenador de equipe de cenários) e Zica e os Camaleões, (pré-produção). Em 2018, seu projeto de HQ interativa, “The End” foi contemplada com o Programa de Ação Cultural (ProAC), finalista do prêmio HQ Mix e do festival ComKids.

Tiago Mariano Ferreira é formado em Ciências Humanas pela Faculdade de Educação SESI-SP de Educação. Em sua formação, por área de conhecimento, é habilitado a lecionar Geografia, História, Sociologia e Filosofia. Atualmente, é professor de Filosofia, na rede SESI, no Centro Educacional 296, em Bauru. Antes de seguir na área da Educação, com Ciências Humanas, atuou, também, como professor de desenho, pintura e desenho para HQs. Sempre mantendo grande interesse e apreço pelo mundo das artes e, especialmente, pelas histórias em quadrinhos.

Na HQ “The End”, dos autores André Farias, Marcelo Castro e Viviane Cavalcante, o avô de Liv desaparece e deixa para a pequena garota a missão de resgatar o último exemplar de cada objeto e criatura na Terra, preservando-os no sótão de seu antigo sobrado. Junto com seus protegidos, ela deve se aventurar e salvar o mundo como conhecemos.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *