A melhor forma de propagar a literatura

Expert em marketing e divulgação de livros, Lilian Cardoso, apresenta sua proposta para atrair público e despertar o interesse pela leitura no evento virtual e gratuito, Aulão 3C, que acontecerá no dia 23/3, sobre conteúdos criativos

 

 

A concorrência é grande e isso não é novidade. Só na gigante Amazon estima-se que existam mais de 100 mil obras publicadas no Brasil pelo formato KDP (Kindle Direct Publishing). A pergunta que a maioria dos escritores faz à Lilian Cardoso, diretora da LC Agência, a que mais divulga livros no Brasil, é “por que alguns fazem tanto sucesso e outros quase nada?” e Lilian tem a resposta na ponta da língua:

“A entrega de conteúdo na internet por meio das redes sociais, blogs e veículos de comunicação está sempre presente nas estratégias de divulgação dos mais vendidos. É claro que não adianta o autor investir somente nessa parte e não ter se preocupado antes com a qualidade editorial da obra”, provoca. Além disso, ela também observa que, infelizmente, muitos ainda resistem à divulgação, pois acreditam que o livro deve se propagar sozinho.

A boa notícia é que os autores que aproveitam o boom das redes sociais conseguem se posicionar bem. Na Amazon, por exemplo, dos 100 livros mais vendidos, 30 são de brasileiros, ou seja, aos poucos o escritor nacional tem conquistado mais espaço. “É um número muito expressivo se considerarmos que, nesse montante nacional e internacional, ainda estão os clássicos que ficam por muitos anos na lista”, analisa Lilian.

Os mais resistentes a trabalhar o próprio marketing têm medo de parecer que estão panfletando demais o livro. Segundo Lilian Cardoso, isso é o que mais paralisa a trajetória de um novo autor. A expert volta na história e lembra dos esforços de Machado de Assis, que só pelo gênero crônica, publicou mais de 600 produções. Foram mais de 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos, 10 peças teatrais e 10 romances durante toda a carreira.

“Vejo escritor que não quer fazer um artigo sequer. Lança o livro, quer terceirizar a divulgação do seu trabalho e fica ali esperando as coisas acontecerem. Nem dá para usar a desculpa de que os tempos mudaram, pois quando a gente retoma a história de grandes nomes da literatura nacional e internacional, vê que a divulgação sempre foi fator crítico de sucesso, independentemente da época. Como citei a exemplo de Machado de Assis, que sempre espalhou seu conteúdo pelas mídias da época”, reflete.

Durante a aula, Lilian Cardoso vai orientar sobre os conteúdos criativos, afinal, são o maior motivo para um leitor se interessar por comprar e ler um livro – Fotos: Divulgação

 

Animada por conseguir ajudar os autores a realizarem seus sonhos e propagar a literatura pelo Brasil, Lilian agora convida todos a participarem de mais uma aula gratuita e desta vez é para ensinar os escritores a produzirem conteúdos criativos. No Aulão 3C, que acontecerá no dia 23 de março, a partir das 20 horas, os participantes aprenderão sobre as etapas essenciais do conteúdo criativo que não podem faltar nos textos; como ser original em meio a tantos padrões de marketing; na prática: como atrair leitores, editores e agentes literários com artigos, eBooks, releases, crônicas, microtextos, vídeos e muito mais.

No encontro, Lilian também desvendará a utilização do SEO (Search Engine Optimization) para que o escritor aprenda a ampliar a divulgação dos textos que produz. Para participar do evento, basta entrar no site a seguir e cadastrar seu e-mail. Durante a aula, a diretora da LC – Agência de Comunicação também disponibilizará uma Mandala Criativa para guiar os escritores na busca pela originalidade e inovação.

“Eles precisam abrir o livro se quiserem atrair novos leitores”, defende. Essa mudança, como explicado por ela, começa com a produção constante de conteúdo. Para saber mais, clique no link www.liliancardoso.com.br/aulao-3c

Lílian Cardoso é jornalista, diretora da LC Agência de Comunicação, a agência que mais divulga livros no Brasil, e professora do Curso Escritores Admiráveis. Da ficção ao romance, já divulgou com a sua equipe mais de três mil livros, incluindo grandes nomes da literatura nacional e internacional, como Mauricio de Sousa, Mário Sergio Cortella, Monja Coen, Cris Poli (supernanny), Gary Chapman, Max Lucado, Marcos Piangers, Alice Salazar, Kevin Leman e até as obras do Papa Francisco já passaram pelas mãos dela.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *