“Carol cabelos de caracol”

Livro conta uma história que se repete na vida de crianças e adolescentes: o conflito de querer ser sempre igual o outro em vez de se aceitarem

 

A descoberta da beleza própria e a auto-aceitação são o assunto central deste livro lançado pela Cora Editora. A autora, Marismar Borém, encontrou um caminho bonito para mostrar a importância de cada um se aceitar tal como é. As personagens Carol e Catarina são amigas e juntas vão aprendendo a aceitar os seus cabelos, a cuidar deles e a gostar do jeito que são.

Primeiro, foi Carol que aprendeu essa lição. A menina “tem energia de sobra para brincar e aprender coisas novas. E como ela é tão observadora e criativa!”…

…“Sabia que quando eu era pequena, devia ter uns 5 anos de idade, queria ter cabelos lisos?…

“Lá na escola, em que eu estudava, um colega me chamou de Carol cabelos de caracol. Não foi uma vez só, foram muitas vezes, até quase virar apelido”…

Carol começou a desejar que seu cabelo fosse igual ao dos outros colegas.: “que fosse liso, lisinho, igual ao da Beatriz, da Ana, da Geovana, da Mariana e de tantas outras meninas da escola”.

Ao saber dos fatos, a mãe de Carol conseguiu reverter os sentimentos da filha ao conversar com ela assim:

“Olhe, filha, imagina se todo mundo tivesse cabelo liso? Eu acho que ficaria sem graça. Cada cabelo tem a sua beleza. Seja liso, ondulado ou cacheado”.

Foi uma explicação dada com tanto amor de mãe para filha que, além de ajudar Carol a se orgulhar dos seus cabelos, também garantiu a ela aconselhar a melhor amiga e vizinha.

“Catarina é meiga e gentil. Ela adora ler e brincar com a amiga Carol. Também gosta de escrever _ em seu diário _ pequenas histórias e coisas que acontecem no seu dia a dia. Sempre diz que vai ser escritora.”

Certo dia, Carol se assustou ao ver Catarina com o cabelo todo ondulado. O que ela fez para ficar tão diferente, pois tinha o cabelo louro bem liso. Ela explicou para a amiga:

“Ah! Carol, eu adoro o seu cabelo, acho tão bonito os seus cachos! Você sabe fazer cada penteado bonito. E os laços que você usa? Vermelhos, azuis ou amarelos ficam incríveis. Daí, pedi a mamãe para fazer cachinhos no meu cabelo também. Quero que ele sempre fique encaracolado.”

E agora? Carol elogiou o novo penteado assim como demonstrou uma inquietação perante o pensamento da amiga. Mas quem iria explicar para Catarina, que estava tão feliz com a nova aparência, que ela também possuía cabelos tão bonitos quanto os da Carol? Pois, logo, logo, as duas viveram uma experiência determinante. Mas vou deixar para você mesmo ler, quando tiver o livro em suas mãos.

Sabe o que eu senti? Que Carol e Catarina representam as autoras do livro: Marismar Borém, com seu cabelo louro e liso, e Ana Cardoso, ao contrário, com seu cabelo negro e encaracolado. O que acham?

Elas criaram uma história, que você vai adorar conhecer. Nessa busca de novas aparências entre as duas meninas tem situações muito importantes para quem precisa se conscientizar que é a beleza natural que revela, de verdade, como cada um é e muitos traços da personalidade.

“Surgem novos penteados e com eles, também, novas formas de ver a si e ao outro e a reconhecer o que há de belo em cada pessoa.”

Meninas na vida adulta?

A autora Marismar Borém nasceu e cresceu em Montes Claros. Ela é uma pessoa encantada pela natureza e sua infância foi marcada por grandes aventuras numa fazenda no interior de Minas Geais. Além de escritora, com mais de 30 livros publicados, Marismar também é fonoaudióloga, especialista na área de educação e ilustradora de livros infantis.

Mas o livro “Carol cabelos de caracol” não foi ilustrado por ela e sim por Ana Cardoso, que também é mineira, de Belo Horizonte, graduada pela Escola de Belas Artes da UFMG em Artista Gráfica. Ela trabalha no Estúdio Black Ink. Publicou o quadrinho We Pet no Festival Internacional de Quadrinhos de 2015 e Quando você foi embora em 2018, além dos livros infantis Olhos de Jabuticaba (Editora Cora, 2016) e Ubuntu (Sesc Teófilo Otoni, 2017).

O livro tem 36 páginas, custa R$ 35,00 e pode ser comprado no link Carol cabelos de caracol | editoracora (coraeditora.com)

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *