Dia Mundial do Livro: prosas e poesias

Museu de Arte Moderna de São Paulo promove ação virtual sobre produção literária pelas pessoas surdas

O Museu de Arte Moderna (MAM), de São Paulo, promove no Dia Mundial do Livro, sexta-feira, 23/4, às 16h, o encontro virtual Literatura Surda e Projeto Arte de Sinalizar com o poeta, artista e doutor em educação Cláudio Mourão.

A ação de formação em arte e acessibilidade promove o diálogo sobre a produção e circulação de prosas e poesia pelas mãos literárias de pessoas surdas, que transformam e geram valores culturais se vinculando à tradição da Literatura Surda.

O encontro é aberto para o público geral, conta com intérprete de libras e necessita de inscrição prévia pelo site http://mamsaopaulo.byinti.com/#/ticket/, sendo 50% das vagas são destinadas à rede pública de ensino.

Neste mês de abril, entretanto, essa não é a única atividade programada pelo museu paulista. Veja abaixo toda as atividades a serem desenvolvidas pelo MAM neste mês dedicado ao livro e literatura. Serão novas atividades educativas para famílias, professores, educadores e estudantes participarem virtualmente. Os encontros virtuais trabalham a intersecção das artes com eixos temáticos que fomentam uma produção cultural plural e diversa com propostas que abarcam as culturas da infância, popular, de rua, gênero e etnias.

Destacam-se os encontros de formação em arte e acessibilidade que buscam desenvolver metodologias que valorizem a diversidade para serem aplicadas nos espaços em que os participantes trabalham ou vão trabalhar, tendo como fio condutor o conceito de que acessibilidade, para além de garantir acesso ao que já existe, é possibilitar a construção do mundo em que cada pessoa deseja viver.

23 de abril, sexta-feira, às 16h

Dia Nacional do Livro – Formação em arte e acessibilidade
Literatura Surda e Projeto Arte de Sinalizar – com Cláudio Mourão
Encontro virtual no Zoom para professores, educadores e estudantes. Com inscrição prévia, sendo 50% das vagas destinadas à rede pública de ensino.
Com intérpretes de Libras.
Link para inscrição: http://mamsaopaulo.byinti.com/#/ticket/eventInformation/CiwMJ2Ph_pVbmdUPOD8N

27 de abril, terça-feira, às 16h – Programa de Visitação

Visita virtual inspirada na exposição Clube de colecionadores de fotografia do mam – 20 anos

Atividade virtual no Zoom, aberta ao público. Com inscrição prévia.

Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Link para inscrição: http://mamsaopaulo.byinti.com/#/ticket/eventInformation/Y79wph-ukfsKU6TZY5JU

28 de abril, quarta-feira, às 16h – Dia Mundial da Educação

Contatos com a arte

Quem educa marca o corpo do outro – encontro virtual com Fátima Freire

Encontro virtual no Zoom para professores, educadores e estudantes. Com inscrição prévia.

Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Link para inscrição: http://mamsaopaulo.byinti.com/#/ticket/eventInformation/xSwAmPIAL8v_gd3WWFbs

29 de abril, quinta -feira, às 16h

Família MAM – Oficina virtual de esculturas

Oficina virtual no Zoom para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas dos seus responsáveis. Com inscrição prévia.

Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Link para Inscrição: http://mamsaopaulo.byinti.com/#/ticket/eventInformation/xJZ9fXkGMvH2oRGad30S

Você conhece o Jardim de Esculturas do mam? Nele existem 30 esculturas feitas de diferentes materiais, dimensões e estilos, que juntas formam uma exposição de arte a céu aberto. Há esculturas abstratas, figurativas, algumas muito altas, outras do nosso tamanho ou menor, feitas de aço, de ferro, de alumínio, argamassa e até de madeira. Esta oficina virtual vai utilizar a criatividade para dar vida a novas esculturas.

Lista de materiais:

  • Papelão (pode usar o de alguma caixa desmontada)
  • Papel sulfite ou papéis variados
  • Lápis ou caneta
  • Instrumentos para colorir
  • Tesoura

30 de abril, sexta-feira, às 16h – Domingo MAM

Narrativas e fragmentos: oficina virtual de foto colagem

Oficina virtual no Zoom, livre. Com inscrição prévia.

Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Link para inscrição: http://mamsaopaulo.byinti.com/#/ticket/eventInformation/2en5nmAcC–EwnpXI7k-

As fotografias costumam guardar memórias e carregam o poder de nos contar histórias através da imagem. Inspirada em artistas como Lenora de Barros, Vera Chave Barcellos, Anna Bella Geiger, Fabiano Rodrigues e Vik Muniz, que compõe a exposição Clube de colecionadores de fotografia do MAM – 20 anos, esta oficina virtual propõe um espaço de partilha de olhares, assim como a construção de novas leituras para as fotografias por meio da técnica de colagem.

Lista de materiais:

  • Fotografia revelada/impressa ou recortes de revistas
  • Tesoura
  • Cola
  • Folha sulfite

O museu paulista

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público e sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de áudio-guias, vídeo-guias e tradução para a língua brasileira de sinais. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo. O MAM conta ainda com loja virtual na Amazon, onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM.

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório e restaurante. . Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais. http://mam.org.br/

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *