“A casa dos poetas minerais”

Jovens vão ter a oportunidade de conhecerem mais os principais poetas mineiros através desse lançamento que contempla de Adélia Prado a Carlos Drummond, de Ricardo Aleixo a Henriqueta Lisboa entre outros

Leida Reis: “Na adolescência eu enchia cadernos e mais cadernos de poemas tentando imitar Drumond. Foi quem realmente me despertou para a poesia” – Foto: Divulgação

 

A riqueza poética produzida em Minas Gerais é vasta e atemporal. Poetas do século 19, como Beatriz Brandão; do século 20, como Alphonsus de Guimarães e Carlos Drummond de Andrade; outros cuja escrita vislumbramos na atualidade, a exemplo de Ana Martins Marques e Fabrício Marques, compõem um acervo bastante expressivo, que merece ser celebrado.

Assim nasceu o livro “A casa dos poetas minerais”, de Leida Reis, em que uma narrativa ergue uma casa de adobe e ela passa a receber, um a um, grandes nomes da poesia mineira. A cada poema, a autora busca aproximar a própria escrita da forma de tecer versos do seu homenageado.

O livro foi escrito em menos de uma semana, segundo a autora. Ela já vinha buscando aprimorar a escrita poética, depois da publicação de dois romances, dois livros de contos e cinco para crianças. Leida  Reis teve, em novembro de 2020, a ideia de finalmente alinhavar poemas para um livro e decidiu pelo tema: celebrar boa parte dos nomes da poesia produzida em Minas.

“A memória é fundamental e há poetas incríveis que merecem ser lembrados sempre. Espero que este livro chegue aos jovens, às escolas, àqueles que não conhecem a riqueza da produção poética de Minas”, diz a autora, contando que leu e releu dezenas de poemas para construir “A casa dos poetas minerais”.

Em cada poema, a recepção aos convidados da Casa da Poesia busca uma proximidade com a linguagem do homenageado. O leitor fica na expectativa de quem será o próximo a chegar, de por onde entrará, o que trará e o que levará dessa experiência. Assim, acompanha, sem qualquer ordem ou falso grau de importância, a rica produção poética mineira.

A emoção da autora na escrita da obra foi grande nos reencontros com poetas lidos na escola secundária, como Murilo Mendes, Emílio Moura e Henrique Lisboa, mas o último a aparecer no livro é a grande inspiração de Leida Reis: Carlos Drummond de Andrade. “Na adolescência eu enchia cadernos e mais cadernos de poemas tentando imitá-lo. Foi quem realmente me despertou para a poesia”.

O livro é colorido e traz ilustrações de Felipe Tognoli.  A autora, que registrou os dois filhos com o sobrenome de Poesia (Gabriel e Clarice), espera contribuir para o resgate da produção literária poética mineira com este lançamento.

Os poetas homenageados, na ordem em que chegam à Casa da Poesia, são:  Adélia Prado, Beatriz Brandão, Ricardo Aleixo, Henriqueta Lisboa, Lúcio Cardoso, Affonso Ávila, Adão Ventura, Alphonsus de Guimarães, Laís Corrêa de Araújo, Emílio Moura, Abgar Renault, Affonso Romano de Sant’anna, Ana Martins Marques, Murilo Mendes, Marcelo Dolabela, Fabrício Marques, Yone Giannetti Fonseca, Paulinho Assunção, Angela Leite de Souza, Basílio da Gama, Ronald Clever, Elias José, Hélio Pelegrino, Ana Elisa Ribeiro, José Oiticica, Conceição Evaristo, os irmãos Maria Angela Alvim, Maria Lúcia Alvim e Francisco Alvim e Carlos Drummond de Andrade.

Leida Reis é jornalista e escritora e, em 2016, criou a Páginas Editora, incorporando também a Livraria Páginas (a menor de Belo Horizonte) em 2020. Publicou dois romances, sendo A invenção do crime lançado pela editora Record em 2010 e Quando os bandidos ouvem Villa-Lobos em 2012, pela Manduruvá. Tem dois livros de contos: The cães amarelos, edição independente, de 1993, e O livro de cada um, de 2015 (ed. Manduruvá). Pela Páginas Editora lançou três obras para crianças: As árvores invisíveis (2018), Os super-heróis da bola, em coautoria com Gabriel Poesia (2019) e Minha casa é o mundo (2020).

O lançamento de “A casa dos poetas minerais” está marcado para o dia 10 de junho numa live no Instagram @paginaseditora

O livro tem 104 páginas e custa R$ 29,90.

Site de venda: paginaseditora.com.br ou WhatsApp (31) 99138 8423

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *