Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil

Na Semana Mundial do Brincar, não valem apenas o tradicional. Playkids destaca o papel das atividades eletrônicas para o desenvolvimento das crianças e explica os motivos da tendência

A semana Mundial do Brincar, idealizada pela Aliança pela Infância e comemorada do dia 22 ao dia 30 de maio deste ano, celebra o direito das crianças brincarem e a importância da brincadeira para suas vidas e desenvolvimento. Alinhada a este pensamento, a Playkids reforça a necessidade da brincadeira e explica como ela pode ser uma aliada na formação e desenvolvimento das crianças.

Brincar é uma atividade fundamental para o bom desenvolvimento infantil. Por meio das brincadeiras, as crianças além de se divertirem, conseguem pensar e analisar sobre o meio em que estão inseridas, em suas culturas, realidades e os papéis e as regras sociais.

É na brincadeira que as crianças têm seus primeiros contatos com regras fora de casa e conseguem desenvolver e descobrir maneiras de convivência, trabalhar a sociabilidade e começar a entender e a lidar com as frustrações. São nesses momentos de descontração que elas exercitam os processos mentais, o desenvolvimento da linguagem e os hábitos sociais.

A autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem, memória e imaginação também são estimulados pela brincadeira. Ou seja, ela é um dos pilares mais importantes durante o desenvolvimento, além de ser um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A privação da brincadeira pode acarretar apatia, dificuldade no convívio social, falta de criatividade, impaciência, dificuldade de compartilhar e baixa imaginação. A cognição e as funções motoras também são prejudicadas.

As telas podem ser um complemento no auxílio à brincadeira e ao aprendizado das crianças e, quando bem utilizadas, também auxiliam no processo de aprendizagem e desenvolvimento psicomotor dos pequenos, ainda mais na pandemia, em que muitos não estão saindo de casa.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o uso para as crianças acima de um ano de idade, com limite no tempo de uso. Para os menores de um ano, a recomendação é que o uso seja apenas auditivo, com músicas que estimulem os bebês como Palavra Cantada e Zis – Canções Animadas, disponíveis no aplicativo da Playkids. Já para as crianças mais velhas, o tempo de uso de tela varia, mas inúmeros benefícios podem ser aproveitados de uma relação saudável e bem planejada com celulares, tablets e TVs.

“A tecnologia é mais uma das várias oportunidades de aprendizagem que a criança pode ser posta em contato. E se usada de forma educacional, com propósito, ela tem grandes benefícios e pode ser fonte de muito aprendizado”, explica Maria Tereza França, head de produtos da Playkids.

Assim como as brincadeiras presenciais, os jogos dos aplicativos ensinam as crianças a lidarem com regras e frustrações, além de muitos serem desenvolvidos para estimular o pensamento lógico-matemático e a coordenação motora dos pequenos.

A diversidade de jogos e conteúdos pensados para cada faixa etária das crianças auxilia no desenvolvimento da criatividade, como os jogos de colorir, no processo de alfabetização, dando familiaridade as letras, como nas brincadeiras musicais com legendas, a trabalhar conceitos simples e estimular a curiosidade das crianças, entre muitos outros benefícios.

A Playkids desenvolve e monta todos os seus conteúdos para estimular o desenvolvimento infantil de acordo com a faixa etária dos pequenos em um ambiente digital seguro e controlado pelos pais. Todo conteúdo do aplicativo é disponibilizado a partir de uma curadoria séria, composta por pedagogos, psicólogos, filósofos, comunicólogos, entre outras.

O Playkids App é o aplicativo da categoria infantil educativa mais baixado do mundo, hoje com 5 milhões de usuários espalhados por 187 países. Atualmente são disponibilizados na plataforma mais de 4 mil vídeos com cerca de 120 séries diferentes, sendo algumas em inglês e espanhol, além de 200 livros com edições em inglês e 17 jogos que são oferecidos em português, inglês e espanhol, além de 18 séries originais da marca.

Para saber mais acesse: playkids.com/app

 

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *