“Conexão Julieta”

Livro infantojuvenil traz sete lições para preservar meio ambiente, além de usar mitologia e arco-íris para incentivar atitudes cidadãs

Como sensibilizar os jovens com as questões climáticas e incentivar ações simples em defesa do meio ambiente? Denise Becker, autora do livro “Conexão Julieta”, juntou mitologia, ciência e a graça de um jovem casal para debater o tema e dar dicas simples de atitudes de preservação.

O livro está centrado em duas personagens: Julieta, que mora no Rio de Janeiro, e Pietro, em Verona-Itália. São jovens, fazem trabalhos sociais, têm tradições familiares e foram escolhidos “pelos deuses” para propagar ações de conscientização e mitigar os problemas com o meio ambiente. Tudo acontece no espaço de um arco-íris

“Tenho certeza que o livro foi um presente das estrelas. Devo ter feito esse pedido há muitos anos assoprando soffiones. Como sempre falo, Zeus devia estar muito agitado com o planeta Terra em virtude do descaso ao meio ambiente. E foi assim que veio a primeira ideia, colocar no papel a importância da preservação dos sete bens da natureza. Depois do primeiro capítulo, tudo foi se conectando. Os sete bens da natureza associados às sete cores do arco-íris e às sete irmãs Plêiades, além do colar com o disco de Nebra, como símbolo da conexão entre os personagens principais, que desde crianças são fascinados pela magia do arco de Íris e os segredos do universo”, conta a escritora Denise Becker.

O livro tem dimensão diferente do padrão (12X 2X17cm), capa dura e lindas ilustrações desenvolvidas pela artista plástica Kelly Kreis Taglieber, que agregam muito à obra. “Eu pesquisei muito as tendências de capas e tamanho dos livros para encontrar aquilo que o jovem mais curte. Desenvolver o hábito da leitura, em papel, não é tão difícil. O maior desafio é despertar a atenção com temas mesclados magia”, conta Denise Becker.

Para não dar “spoiler”, os sete bens da natureza e as cores do arco-íris são: ar/vermelho, solo/laranja/recursos naturais e não renováveis/amarelo, flora/verde, água/azul, fauna/índigo e seres humanos/violeta. Quais serão as atitudes de preservação?

Curiosidades

No livro, alguns nomes dos personagens foram batizados em homenagens a certas pessoas em especial: Julieta (a Julieta do clássico Romeu e Julieta, de Shakespeare), Pietro (homenagem à Pietro Bardi, jornalista, negociante de arte e fundador do MASP), Adriana, prima de Julieta, (homenagem à médica obstetra brasileira, primeira profissional do mundo a associar os casos de microcefalia ao zica vírus, Adriana de Oliveira Melo), Leonardo, primo de Julieta, (homenagem ao cientista, matemático, pintor, inventor italiano, Leonardo da Vinci) e Marcelo, primo de Julieta, (homenagem ao físico, astrônomo brasileiro, Marcelo Gleiser). Julieta trabalha com autistas e a referência foi inspirada no Romeo, filho do apresentador Marcos Mion.

E não é que a Julieta, de Verona, responde as cartas? Denise Becker escreveu para Casa di Giulietta contando do livro e Julieta respondeu:

“Querida Denise,

Fico muito feliz em receber sua carta e saber que uma história sobre Giulietta para crianças será publicada no Brasil com ideias para salvar o planeta. Muito interessante e didático. A ilustração ficou muito boa… a estátua está muito realista e eu adorei.

Muito obrigada por compartilhar conosco e aguardo o livro para apreciá-lo. Pietro e Julieta serão incentivadores de um mundo melhor! Desejo muitas felicidades e sucesso. Com carinho, Giulietta”.

Resenha

Zeus está muito preocupado com o caos no planeta Terra. Convoca os deuses gregos e resolve fazer a conexão de dois jovens, de países diferentes. A deusa Íris escolheu um casal que tinha enviado desejos assoprando soffiones (dente de leão), que foram recebidos pelas 7 irmãs que formam as Plêiades. Julieta e Pietro são escolhidos para uma viagem aos 7 raios do arco-íris, cada um com um bem da natureza, e o compromisso de promover atitudes de preservação: vermelho-ar; laranja-solo; amarelo-recursos naturais e não renováveis, verde-flora, azul-água, índigo-fauna e violeta-seres humanos. Essa viagem termina com a conscientização que é preciso ter atitude para sair do caos e salvar a Terra.

Com referências à literatura (Shakespeare e Carlos Drummond de Andrade), mitologia (12 deuses do Olimpo), as tradições familiares de Natal no Brasil e na Itália, “Conexão Julieta” é uma obra de ficção que agrada todas as idades. O livro da editora Philia está à venda na livraria Letras Amigas que tem frete grátis para todo o Brasil. https://letrasamigas.com.br/catalogo/lancamentos/

A autora

A catarinense Denise Becker é fotógrafa documental e artística desde 2010 com doze livros de fotografia, todos clicados em Santa Catarina. Mãe de duas meninas, desde jovem já escrevia poesias e histórias infantis. Em 2019, fundou a Editora Philia e na sequência escreveu os três primeiros livros infantojuvenis lançados na 1ª Bienal Virtual do Livro de S.Paulo (2020). http://denisebecker.com.br/

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *