“O guardador de memórias”

Livro resgata a importância das palavras e da memória para eternizar a lembrança dos povos

A editora Moderna realizará o seu mais novo lançamento: “O guardador de memórias”, de Denise Guilherme, educadora e especialista em Literatura Infantil, idealizadora da empresa A Taba, especializada em curadoria de livros infantis e juvenis com foco na formação de leitores.

A obra, ilustrada pela argentina Rebeca Luciani, conta a história de um jovem rapaz nascido com orelhas em formato de conchas e que, por causa disso, possui um dom inestimável: o de guardar consigo todas as histórias que ouve, desde o dia em que nasceu.

O lançamento do livro acontecerá em uma live no dia 13 de maio às 17h com a participação da autora. Links para participação na live: http://www.youtube.com/c/EditoraModerna e http://www.facebook.com/editoramoderna

A escritora contará seu processo de construção da obra bem como a história do jovem que guarda as lembranças de sua tribo, mostrando a importância das histórias contadas através das gerações, sobretudo, para criação da identidade de um povo.

Graças ao dom natural de reter dentro de si todas as informações que lhe foram compartilhadas, o menino consegue transmitir, por meio das palavras, a cultura e a alma de seu povo aos demais mesmo após períodos difíceis, quando parece que tudo está perdido e que a memória é deixada de lado.

Com um estilo poético e sensível, Denise demonstra toda a sua paixão pelas palavras, levando uma mensagem de esperança às crianças: a lembrança sempre estará conosco bem como as pessoas que contam boas histórias. Contanto que haja boa vontade de passar para a frente tudo que se ouviu, sempre será possível recuperar as histórias que parecem perdidas.

As ilustrações de Rebeca Luciani remetem ao clima ancestral evocado pela obra, dando preferência às cores terrosas e a uma arte que lembra a argila e o artesanato, itens característicos da cultura brasileira e muito presentes em todo o contexto.

Uma história emocionante, indicada para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamenta, e que ajuda não só a entender a História Brasileira e seu triste passado colonial, mas também a importância de resgatarmos nosso passado enquanto nação.

A autora Denise Guilherme é paulista de Osasco. Dos pais, declara que sempre ganhou “palavras de presente” seja por meio de preces, livros, histórias contadas, jornais ou revistas. Tornou-se educadora e, por doze anos, trabalhou diretamente com crianças.

Delas, teve o privilégio de aprender sobre a vida. Viajou por cinco anos por todo o território brasileiro, compartilhando sua paixão pela leitura. Após retornar a São Paulo, onde hoje vive com o marido e dois filhos, decidiu fazer da leitura sua profissão: fundou a empresa A Taba, que ajuda a levar livros de qualidade para milhares de crianças em todo o país.

“O Guardador de Memórias” nasceu em 2019, sendo a escolhida por Denise para ser a primeira história de muitas que ficarão na memória de outros leitores.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *