“Onde está você”

O novo livro da escritora Dulce Rangel é fruto de uma experiência de perda e está voltado para crianças e adultos. Leitura propícia para essa fase que a humanidade está vivendo.

“Onde está você” trata de temas importantes e essencialmente humanos como o luto e a saudade (esta palavra tão bela que é encontrada somente na língua portuguesa). Como lidar com a partida de alguém querido? Seja ele um amigo, pai, mãe, avó, irmão, filho, animal de estimação? Como encarar a solidão que vem depois que esse ser amado parte para não voltar?

Autora de obras infantojuvenis publicadas em várias editoras, com destaque para “Um amor de confusão”, lançado em 1994 pela Editora Moderna e atualmente em sua terceira reimpressão, Dulce sempre tentou direcionar seus escritos no sentido de ajudar os leitores a trabalhar algo internamente, seja uma perda, um trauma ou algo que é preciso desenvolver.

Em “Onde está você”, um livro que nasceu depois que o marido da autora se foi, após anos de luta contra uma doença grave, a ideia foi narrar este lento e trabalhoso processo de reconstrução interna pelo qual ela acabara de passar e que acontece com tantas pessoas pelo mundo, todos os dias.

Arrependimentos ou sensações de culpa também podem surgir depois que alguém se vai. Será que fiz algo errado ou deixei de fazer alguma coisa? “Onde está você” tenta elaborar emocionalmente as dores e pensamentos que se abatem sobre a criança ou adulto que lida com a ausência de alguém.

Os desenhos aquarelados de Maria Diva, que acompanham os textos, fazem um contraponto delicado e sugestivo a cada fase desse processo com cores, que surgem aos poucos e acompanham o desenvolvimento interno de quem lê, assim como os espaços em branco e os “silêncios” nas páginas do livro. E, gradualmente, descobrimos como encontrar dentro de nós maneiras de resgatar o que de melhor aquele ou aquela que partiu nos legou. Encarando a ausência de modo lúdico e até mesmo mágico, como um jogo para o qual existe solução.

“Onde está você” chega ao mundo num momento muito simbólico no qual a humanidade enfrenta uma pandemia que já tirou a vida de milhões de pessoas e tem afastado outras tantas de seus entes queridos, isolando-as em casa ou em quartos de hospital. Um ano de muito sofrimento, mas também de aprendizado para todos.

Em 2020, tivemos de nos recolher e nos afastar de pessoas queridas a fim de preservar a vida de todos, o que confere a este livro admirável contundência. Ao sentir a falta de alguém que amamos, podemos trabalhar nossos sentimentos e resgatar o que há de mais verdadeiro nos laços afetivos. Como revela sua contracapa, “Onde está você” guia o jovem leitor numa jornada interior pelos caminhos da saudade.

A autora Dulce Rangel de Montrigaud é paulistana e reside em Avaré, no interior de São Paulo. É escritora, designer e tem sua obra publicada em editoras como Moderna, Vozes, Kuarup, e ONG Viva e Deixe Viver. Após uma dolorosa, mas vitoriosa experiência pessoal, percebeu a importância da criatividade para a recuperação de crianças e adolescentes em tratamento de saúde. Desde então, muitas de suas criações visam incentivá-los na busca por um viver em harmonia com sua realidade.

Em seus livros, Dulce procura criar textos positivos e que elevem a autoestima dos jovens leitores, permitindo que eles possam buscar um caminho que os estimule em seu crescimento pessoal, através do pensamento positivo e do exercitar dos sonhos. Em 2016, seu marido faleceu após anos de luta contra uma doença grave. “Onde está você” é não só uma homenagem e declaração de amor a ele, mas também um alento a todos que passam pela dolorosa perda de um ente querido.

A ilustradora Maria Diva Tardivo é natural de Avaré, São Paulo. É psicóloga e designer e trabalha com arteterapia e ilustração, além de ser professora de artes. Em sua ampla área de atuação profissional, utiliza a linguagem artística como forma de facilitar e auxiliar na elaboração de dores emocionais. Em especial para este trabalho, a ilustradora optou pelo uso do desenho e da aquarela com traços e cores que sugerem orientações para a trajetória individual do leitor.

O livro foi concebido por Lise Colette e Dulce Rangel, tem 46 páginas, está dirigido a leitores a partir de 7 anos de idade, custa R$ 45,00 e pode ser comprado na Amazon.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *