“As linhas no rosto de Nana”

Hoje é 26 de julho e dedicado como Dia dos avós. Que tal comemorar a data com esse lançamento, que mostra que avós são sempre uma lição viva para a família? Na história que apresentamos abaixo, uma avó revela outra forma de compreender as rugas e marcas de um rosto que está envelhecendo

“As linhas no rosto de Nana” é um lançamento da FTD Educação. A autora e ilustradora é a italiana Simona Ciraolo e a tradução foi feita por Alice Ruiz. O livro traz outro entendimento sobre o envelhecimento e as formas dele se expressar principalmente no rosto das pessoas.

As avós dos tempos atuais, acredito, estão até com aparência muito jovem se tomarmos como referência as do século passado. Essa juventude se manifesta física e emocionalmente. A humanidade tem reaprendido muito e me atrevo a destacar a velhice como uma das principais questões desse aprendizado.

Quem imaginaria que, um dia, os avós e avôs estariam presentes com tanto vigor nas academias de ginástica? Que muitos deles resolveram iniciar uma nova carreira profissional após a aposentadoria? Que grande parte das avós preferem os cabelos brancos em vez dos tintos, se vestem de jeans e calçam tênis?

Essa revolução naturalmente muda a maneira de entender a vida. A  personagem Nana ensina a neta a ver a velhice com naturalidade. Esconder a idade, tentar acabar com as rugas e fugir do envelhecimento está cada vez mais fora de moda e o livro deixa essa mensagem bem clara para as crianças.

Quando a neta pergunta para Nana, no dia do aniversário da avó, sobre a existência de tantas linhas no rosto, recebe respostas diferentes para explicar cada uma delas.

_ “Você se incomoda com elas, Nana? _ eu pergunto.

_ Nem um pouco _ ela diz. _ Na verdade, eu gosto muito delas. Veja bem é nestas linhas que eu guardo todas as minhas memórias.”

Criança, sabe como é. Quando começam a perguntar não para mais. A neta aponta ruga a ruga e quer saber a história de todas.

_ “O que você guarda aqui, Nana?

_ Aqui está aquela manhã, no início de uma primavera, quando eu resolvi um grande mistério.”

A história de cada ruga é mostrada no livro através de uma ilustração sem texto. Para mim é um convite para a criança valorizar por ela mesma a importância daquela lembrança contada pela avó. Momento de reflexão e de descoberta.

_ “E estas aqui?

_Oh! Estas são da noite em que eu conheci o seu avô.”

Os momentos marcantes da vida de Nana são mostrados ao longo do livro, o que deixa a neta satisfeita e até mesmo encantada com as revelações.

Sentimento de outra avó

A escritora Ana Maria Machado, que também é avó, assina o texto da quarta capa ou contracapa, onde destacou recordações carinhosas da própria infância:

 “Fui uma criança ativa, entre primos e irmãos. Brincava e corria pelos quintais da vizinhança, subia em árvores, explorava uma pedreira atrás da casa. Volta e meia me machucava. Minha avó fazia curativo. E me apontava cada marca anterior que ia sumindo — a mostrar que a dor passa e a gente esquece. A cicatriz fecha, a casquinha no joelho seca, o arranhão some. Este livro traz uma avó que lembra. Vê em cada linha do próprio rosto a marca da memória. De coisas boas. Vá fazendo as suas.”

Produção

A autora e ilustradora Simona Ciraolo graduou-se em Cinema de Animação e em Ilustração de Livros para Crianças pela Cambridge School of Art. Em 2014, recebeu o Sebastian Walker Award for Illustration. O júri destacou o particular uso da cor, o humor e as belas composições gráficas em seus livros. Atualmente, mora em Londres e está terminando seu mestrado em Ilustração de Livro Infantil na Cambridge School of Art.

A tradutora do livro é a paranaense Alice Ruiz: poeta, haicaísta e tradutora. Alice foi vencedora do Prêmio Jabuti em 2009 na categoria Poesia com o livro “Dois em um”. Ela possui mais de 20 obras publicadas, entre poemas, haicais, traduções e histórias infantis.

O livro “As linhas no rosto de Nana” é recomendado pela editora para crianças a partir do 2° ano, tem 40 páginas, custa R$ 49,00 e pode ser adquirido no e-commerce da FTD Educação no link https://compre.ftd.com.br/

 

A editora

Há 119 anos, a FTD Educação tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa parceira, flexível e humana conta com o slogan “Educar bem é pensar além”.

Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com materiais didáticos e de literatura; soluções educacionais com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros; novas tecnologias e ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula; obras e serviços que envolvem a família na busca por uma educação completa.

 

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *