Flipocinhos acende a literatura infantojuvenil em Poços de Caldas

Sesc realiza diversas atividades lúdicas e recreativas no Festival Literário Internacional da cidade mineira

Entre os dias 21 e 25 de julho acontece o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços). Pelo segundo ano consecutivo, o festival acontecerá em formato 100% virtual e, mais uma vez, o Sesc em Minas é parceiro cultural do evento. Por meio do Espaço Sesc Flipocinhos será oferecida uma programação especial, voltada para o público infantojuvenil.

Com o tema “Literatura, Design e Tecnologia: a nova década em suas mãos”, o Flipoços 2021 será aberto ao público, que poderá acessar toda a programação no site www.flipocos.com. Por sua vez, o Espaço Sesc Flipocinhos tem a proposta de despertar nas crianças o interesse pela literatura, promovendo atividades lúdicas e recreativas, oficinas e contação de histórias.

Programação é gratuita

Teatro de Sombras e Contação de Histórias

Datas e horários – 21/7 de 11h às 12h ; 24/7 de 15h às 15h40

Sinopse: as apresentações de teatro de sombras serão feitas pela “Passarinho casa de brincar”, que é um desdobramento do Instituto O Pequeno Pajé. Uma das apresentações será a história “Molibá Makassi” criada a partir de uma canção antiga da cultura africana e que traz uma linda mensagem sobre coragem.

A outra é o conto “A sereia Yara contra o malvado porcalhão”, que traz uma releitura da lenda indígena da Yara com uma mensagem ambiental para as crianças.  A Estação criativa também contará a história “Leco no mundo dos heróis”, onde o personagem descobre o gosto pela leitura a partir do contato com o universo dos quadrinhos. Trata-se de uma história lúdica com uma trilha sonora especial, manipulação de bonecos e cenário bem dinâmico, que tem o objetivo de incentivar o gosto das crianças pela leitura.

Palavra e Imagem: ilustração de histórias infantis para crianças

Datas e horários – 21/7 de 13h30 às 14h; 22/7 de 13h30 às 14h; de

25/7 de 15h às 15h30

Sinopse: a oficina, ministrada por Jesuane Salvador e Davi Daniel, pretende uma imersão lúdica para que os alunos experimentem as etapas de criação de um livro ilustrado. A proposta é que, ao final da oficina, cada aluno seja incentivado a produzir o protótipo de um livro ilustrado a partir de histórias ouvidas ou criadas por ele mesmo, dando asas à imaginação. A atividade é voltada para crianças de 6 a 11 anos de idade.

Contação de Histórias | Estação Criativa – Leco o Sonhador no mundo das letras

Datas e horários – 21/7 de 15h às 15h30; 22/7 de 15h às 16h; 25/7 de 11h30 às 12h

Sinopse: o conto “Leco o sonhador no mundo das letras”, criado pela Estação Criativa, apresenta de forma lúdica a alegria e os encantos de ler. Uma excelente forma de envolver e apresentar às crianças os benefícios da leitura.

Oficina de Modelagem de massinha | Marcelo Xavier

Datas e horários – 22/7 de 10h às 11h; 23/7 de 13h30 às 14h30; 25/7 de 10h às 11h

Sinopse: Marcelo Xavier busca mostrar os caminhos encantados e extremamente simples da modelagem com massinha. Os participantes são estimulados, pela observação das ilustrações tridimensionais dos livros, a se entregarem a um exercício de criação individual, fazendo um boneco de massinha a partir das orientações do autor. Marcelo Xavier possui as maiores premiações da literatura infantil do Brasil e sua obra tem gerado, ao longo de 30 anos, grande transformação e impacto em centenas de crianças, escolas, pais e profissionais da educação, em todos os cantos do país.

Grupo Trama – LivroCenAção | Exibição de cenas + oficina

Datas e horários – 23/7 de 15h às 15h45; 24/77 de 13h30 às 14h15; 25/7 de 13h30 às 14h15

Sinopse:  LivroCenAção é uma proposta do Grupo Trama de Teatro que une as artes cênicas com a literatura por meio da criação de 13 cenas inspiradas em livros e textos de autores e autoras de Contagem, em Minas Gerais. A oficina propõe às crianças um “mergulho” na integração entre literatura e teatro, por meio de jogos teatrais, brincadeiras e contação de histórias, possibilitando que elas desenvolvam suas próprias narrativas.

Clique aqui para conferir o Manual de Acesso à Sala Sesc Flipocinhos.

Flipoços

Idealizada pela GSC Eventos Especiais, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, Flipoços é um evento literário consolidado como um dos mais importantes festivais de literatura do Brasil.

O festival procura apresentar, não só escritores ilustres e reconhecidos nacional e internacionalmente, como também os expoentes que têm conteúdo agregador e que precisam de oportunidade para apresentar seus trabalhos.

Parceiro de longa data do Flipoços, mais uma vez, o Sesc em Minas, reitera o seu compromisso em levar experiências marcantes por meio da cultura e, há mais de 70 anos, cumpre a sua missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *