“O Reino de Agrus”

Movimento visa aproximar e reforçar o valor da agropecuária para as crianças e jovens através de audio book

Posicionar o Agronegócio como uma das principais riquezas do Brasil e como um vasto campo de oportunidades para as novas gerações. Esse é um dos objetivos de iniciativas encabeçadas por profissionais, pesquisadores e líderes do setor que, de diferentes formas, tentam mudar a imagem que há anos tem sido disseminada, de forma errônea, entre crianças e jovens. O produtor rural, por muito tempo, foi estereotipado como o “Jeca Tatu”, o famoso personagem criado pelo autor brasileiro Monteiro Lobato, no livro Urupês. Na obra, o caipira é descrito como abandonado e vivia no atraso econômico e educacional. Nos últimos anos essa imagem retrógada do produtor vem mudando, já melhorou bastante, mas ainda há muito a ser feito.

Por outro lado, o produtor rural tem sido responsabilizado por atividades depredatórias, de desmatamento e de degradação do meio ambiente. É evidente que dentre os mais de cinco milhões de produtores rurais, há aqueles que desrespeitam as regras e cometem o ilícito, mas esses são poucos e a exceção e não a regra. O Agro brasileiro evoluiu muito nas últimas décadas, superando obstáculos e mostrando todo o seu potencial e valor. Tudo graças ao espírito empreendedor dos produtores, desde os bem pequenos, que compõem a agricultura familiar, até os grandes. Também é importante dar o devido crédito aos pesquisadores e às indústrias que investiram para que o Agro se desenvolvesse e tivesse inovação e tecnologia de ponta empregadas no campo.

Um setor pujante, que atualmente é um dos pilares da economia do País, continuará a ter grandes desafios pela frente.  Talvez, dentre esses desafios estejam: estimular, encantar e preparar as próximas gerações para liderar e dar continuidade ao legado construído nas últimas cinco décadas. Com o propósito de mudar a imagem distorcida e limitada sobre o Agro, o movimento “Todos a uma só voz” vem desenvolvendo campanhas e atividades que têm ajudado a criar uma narrativa única e compreensível por todos, conectar a sociedade urbana ao campo e a estimular a empatia da população pelos produtores.

Histórias para contar

Uma delas é o “O Reino de Agrus”: uma série em áudio book que conta a lenda de um povo que tinha a agricultura e a pecuária como suas principais fontes de sobrevivência. É um storytelling que narra o cotidiano dos personagens e suas atividades que buscam ajudar o povo do reino, com soluções que são originadas do agro. A história é contada em capítulos, que são baseados em uma cultura agrícola, um tipo de rebanho ou um segmento específico do setor. Além disso, aborda temas como sustentabilidade, meio ambiente e segurança alimentar com uma linguagem leve e envolvente.

Na fase de pesquisas, planejamento e construção do Movimento “Todos a umas só voz” foram entrevistadas crianças, as quais receberam questionamentos sobre como são produzidos o leite de caixinha e a batata frita. As respostas invariavelmente se limitavam a dizer “a mamãe compra no mercado”, mas não mencionavam a plantação e colheita da batata no campo e nem tampouco a ordenha das vacas, o que reforçou a importância de uma ação direcionada a esse público.

“Depois de muitas pesquisas e avaliações, tínhamos em mente que era necessário pensar em uma ação direcionada aos jovens que mostrasse a importância do Agro para a vida de toda a sociedade. Assim nasceu a ideia de levarmos essas mensagens de uma forma lúdica para envolvermos e engajarmos, tanto as crianças, como os jovens”, explica Ricardo Nicodemos, que é um dos idealizadores do “Todos a uma só voz”. “O audiobook se tornou um poderoso recurso de comunicação que ajuda a mostrar a importância que o Agro tem em nossas vidas. Ao mesmo tempo em que é uma forma de destacar e valorizar o trabalho do campo, especialmente o dos pequenos e médios produtores”, ressalta Nicodemos.

O Agro para estudantes

Em parceria com a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), o movimento desenvolveu um compêndio intitulado “O Agro para estudantes” direcionado a professores e pais de todo o Brasil, que lista em suas páginas 10 temas do agronegócio para tornar o ensino mais atrativo. O material tem, como base de produção, conteúdos desenvolvidos por dois importantes nomes do setor, os professores Xico Graziano e Marcos Fava Neves, e pretende levar às escolas do país temas de relevância, que ajudarão a explicar a atuação e a importância do Agro para as novas gerações.

Ao longo do compêndio são explorados temas como cooperativismo no Agro, bem-estar animal, bioeconomia, agricultura digital, melhoramento genético e outros que ajudam professores e estudantes entenderem um pouco mais sobre as atividades do campo. O material está disponível para download no link: https://todosaumasovoz.com.br/site/#gallery-2  O movimento também produziu um anúncio que incentiva a empatia e orgulho dos jovens pelos produtores e produtoras. “O anúncio mostra a importância de valorizar o Agro para as gerações futuras e será veiculado em revistas parceiras”, explica Nicodemos.

 

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *