Os 10 anos do blog

“Conta uma História” faz aniversário em agosto e comemora o décimo ano consecutivo de atividades ininterruptas

Rosa Maria Fontes *

 

Foi em 1° de agosto de 2011 que o Blog Conta uma História publicou seu primeiro post com entrevista com um leitor e colecionador da saga Harry Potter. Leonardo Fontes, meu sobrinho e igualmente aniversariante de 1/8, compartilhou sua experiência com as primeiras pessoas que clicaram em www.contaumahistoria.com.br

O blog nasceu com o firme propósito de fazer jornalismo de Literatura Infantil e Juvenil, ou seja, informar sobre o que acontece nesse segmento e com os profissionais que o movimentam. Nesses 10 anos, posso dizer, que entrevistamos os principais nomes da literatura brasileira entre escritores/ilustradores/editores e juntamente noticiamos os principais lançamentos literários e fatos em torno da chamada LIJ (Literatura Infantil Juvenil).

No início era difícil ter acesso às informações e aos profissionais. Mas usei da minha experiência de jornalista amadurecida por 20 anos em outro segmento, cujas ações também não tinham espaço na imprensa, o de Informática (que estava surgindo), para conseguir implantar o espaço na internet. Literatura Infantil e Juvenil quase não apareciam na mídia eletrônica.

Felizmente, em pouco tempo, passei a receber emails de várias partes do Brasil e as editoras foram abrindo as portas e me enviando notícias sobre suas realizações e livros lançados. Alguns anos depois, surgiram outros blogs na internet e isso ajudou muito e estimulou o segmento a adotar assessorias de imprensa e outros recursos para prover a todos de informação.

Em seguida, vieram os youtubers e com vídeos descontraídos estimularam mais ainda o encontro principalmente de leitores, pais e educadores com a LIJ. Atualmente essa comunicação ganhou outros formatos com gente descontraída e criativa que preferiu adotar o Tik Tok e o Instagram para divulgar livros. E paralelamente o Blog Conta uma História vem assistindo e participando de toda essa revolução.

Nesses 10 anos de atividades e com postagens praticamente diárias, o blog tem um acervo de informações extraordinário que faz parte também do banco de dados da internet que, como sabem, pode ser acessado de qualquer lugar do mundo. Ou seja, a literatura brasileira pode ser consultada e está à disposição de quem deseja informações sobre a atividade.

Com a chegada da pandemia e com o intuito de ajudar as famílias na lida com os filhos, passamos a publicar também artigos, orientações, dicas e notícias sobre Educação e Lazer virtual.

Temos registrado bons índices de leitura e, segundo o Google, com a média de 6 mil usuários por mês (fechamos o mês de julho em torno de 8 mil acessos). Acredito que, para um segmento tão específico, como é a Literatura Infantil e Juvenil, esse índice é bom. Mas trabalhamos para aumentá-lo, mantendo os leitores cativos e conquistando novos leitores.

Quero agradecer a todos que me ajudam a fazer o blog no dia a dia e os milhares que clicam no site para acompanhar as matérias publicadas para, assim, torná-lo um espaço representativo da Literatura Infantil e Juvenil. Estamos em Belo Horizonte, Minas Gerais, e aqui temos muitos contatos. O mesmo acontece com São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Brasília que também se comunicam com o blog constantemente.

Estamos presentes nas redes sociais (Facebook com a página Blog Conta uma História e meu perfil Rosa Maria Fontes; no Instagram @rosinhamariafontes; no Twitter @BlogDaRosaMaria), onde divulgo chamadas das matérias diárias do blog. Se você tem alguma informação que queira divulgar, fique à vontade para me procurar pelo email rosamaria.fontes@hotmail.com. Terei muita alegria em divulgá-la.

Convido você para nos seguir nas redes sociais e a participar do blog. Agradeço a quem já acessa o site, envia informações e nos acompanha no dia a dia. Essa interação é o principal motivo de expansão do Blog Conta uma História e consequentemente ajuda também a disseminação da LIJ. Literatura é arte. Arte é a expressão do belo. Belo salva. Muito obrigada.

*  Editora e redatora do blog 

* Produtora da arte: Júlia Fontes

 

 

 

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *