Poesia para crianças

Dia 19/8 será realizada palestra virtual sobre o tema na Academia Mineira de Letras

Neusa Sorrenti – Fotos: Divulgação

 

Existe poesia específica para crianças, adolescentes ou adultos? A professora Neusa Sorrenti fala sobre o assunto na palestra virtual “Poesia para crianças” da Academia Mineira de Letras (AML), em vídeo disponível no YouTube da AML a partir do dia 19 de agosto, às 11h.

A palestra pretende abordar o tema poesia para crianças, por sinal, bastante amplo, a partir de alguns aspectos, como lirismo, ludismo e musicalidade, focalizando também o importante papel dos mediadores (familiares, educadores) na formação do gosto pelo texto poético, gosto que esse leitor poderá levar para a adolescência e idade adulta.

Na ocasião, a professora e escritora fará a apresentação de alguns poemas em língua portuguesa de diferentes autores e temáticas com comentários críticos pertinentes ao assunto em questão.

Neusa Sorrenti nasceu em Itaguara, Minas. Cursou Letras e Ciência da Informação, fez pós-graduação/especialização em Literatura Infantil e Juvenil e mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa. Lecionou durante quase 20 anos no Ensino Fundamental, trabalhou na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e aposentou-se na Divisão de Biblioteca e Vídeo Escola da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Depois voltou ao magistério com as disciplinas Literatura I e II na PUC Minas e lecionou no Curso de Pós-graduação/Especialização em Educação com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, na Universidade Presidente Antônio Carlos, em Betim.

Publicou cerca de 40 livros para crianças e jovens, como: Borboletas na chuva, Carta de um menino para a pior avó do mundo, Chorinho de riacho e outros poemas para cantar, Pintando poesia e A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades.

Além das palestras online inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *