Papel de uma assessoria na divulgação do livro

Eduardo Villela *
Muitos autores no Brasil ainda acham que o seu papel é apenas escrever o livro e entregá-lo à editora. Daí em diante, existe a expectativa que a editora faça o resto: edição, publicação, distribuição e todo trabalho de divulgação. Mas isso é uma visão equivocada.

Além de cuidar da edição e impressão do livro do autor, cabe à editora trabalhar bem a sua distribuição, disponibilizando-o para venda no maior número possível de livrarias físicas e online.

A editora pode até ter uma área de marketing e comunicação, contudo ela não consegue dedicar uma atenção exclusiva para um único livro, já que lança no mesmo ano dezenas ou centenas de novos títulos e todos precisarão ser trabalhados de forma igualitária. Isso sem contar que no catálogo da editora existem outros livros já publicados e que precisam ser divulgados também.Neste caso é importante que o autor entenda que seu livro não vai receber plena atenção da área de marketing e comunicação de sua editora e, para conseguir a projeção desejada no mercado, uma ótima alternativa é o autor contratar uma assessoria de comunicação especializada para construir a sua marca e divulgar a sua obra.

Uma das principais vantagens ao investir em uma assessoria é que ela tem condições de trabalhar uma comunicação ampla com a imprensa, ou seja, ela apresenta a atuação do autor e o conteúdo de seu livro para as mídias impressa (jornais e revistas), online (revistas e jornais eletrônicos, portais de conteúdo, blogs, podcasts etc), rádio e televisão. Outro diferencial importante é que uma boa assessoria tem acesso e relacionamento com repórteres, editores, jornalistas e digital influencers de veículos de grande porte, veículos de nicho e veículos especializados.

O trabalho da assessoria visa despertar o interesse dos veículos de comunicação em entrevistar o autor e fazer resenhas de seu livro. Quando o lançamento do livro, por exemplo, é noticiado na imprensa, a credibilidade do autor aumenta, o que pode gerar novos negócios, convites para entrevistas e palestras, além de contribuir significativamente para que mais leitores conheçam o seu trabalho.

Diversos autores me perguntam se um bom trabalho de comunicação aumenta as vendas dos livros. A minha resposta é: depende. Quando a obra aborda um tema inédito ou que tenha poucos títulos do assunto no mercado em relação à procura – quando há uma forte busca pelo tema por parte dos leitores – a assessoria, ao conseguir que o livro seja bem noticiado na imprensa, respondo que pode, sim, ocorrer um crescimento nas suas vendas.

O trabalho de assessoria de imprensa para o lançamento de uma obra pode funcionar muito bem desde que o autor disponibilize exemplares para avaliação da imprensa para futuras resenhas e entrevistas e tenha tempo para eventuais entrevistas e contatos com os jornalistas dos veículos.

Em resumo, um bom tema e um texto bem escrito somados ao bom trabalho de divulgação da assessoria de comunicação podem proporcionar boca a boca muito interessante para um livro e tornar seu autor uma referência, um importante formador de opinião, no assunto.

* Book Advisor e assessor de pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infantojuvenil e adulta.

 

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