“Pedro e Lisa, aventura no Brasil”

A série “Pedro e Lisa” inaugura a proposta da Editora Dialogar, brasileira, em parceria com a Editora Girabrasil, alemã, de oferecer às crianças e famílias dos dois países histórias bilíngues. Esse primeiro lançamento entre Brasil e Alemanha foi escrito por Letícia Möller.

Os personagens da série “Pedro e Lisa” começam sua saga juvenil em território brasileiro. Eles são uma jovem raposinha alemã, Lisa, e um garoto capivara brasileiro, Pedro. Eles deixam o sossego de seus lares para se aventurarem do outro lado do oceano: Lisa viaja para o Brasil e Pedro para a Alemanha. É uma história que trata de intercâmbio cultural, aponta seus desafios e incentiva os leitores a enfrentá-los para crescerem cultural e emocionalmente.

Vamos conhecer os os aventureiros.

“Lisa Fuchs é uma raposa esperta e curiosa, que ama viajar, conversar com as pessoas e conhecer novos lugares. Na Alemanha, Lisa aprende o português. Ela passará uma temporada no Brasil para treinar o idioma e conhecer o país. Pedro Capivara é um cara quietão e sossegado. Mas não se engane: ele também gosta de uma boa diversão. No Brasil, Pedro aprende o alemão. Ele passará uma temporada na Alemanha para treinar o idioma e conhecer o país.”

“Pedro e Lisa, aventura no Brasil” tem todo o seu texto apresentado em português e traduzido para o alemão por Britta Moench-Pingel, editora da Girabrasil, que nasceu na Alemanha e vive em São Paulo. Além da história propriamente dita, o livro ainda traz anexos com informações adicionais sobre os “Lugares visitados por Pedro e Lisa e um pouco mais”, “Imigrantes alemães no Rio Grande do Sul”, “Rio de Janeiro”, “Culinária” e “Brasil, uma terra de muitas culturas”.

Dessa vez é Lisa que deixa a Alemanha, Berlim, para viver sua experiência de intercâmbio no Brasil e na companhia de Pedro Capivara e familiares. A autora Letícia Möller cumpre um roteiro tradicional de intercâmbio e mostra as incertezas, curiosidades, surpresas, novas amizades, descobertas e interesses de quem se aventura a viver a cultura de outro país, incluindo, claro, estudos e presença na escola.

“A escola de Pedro é bilíngue: além das aulas em português, os alunos diariamente estudam e praticam o alemão. Por isso, Pedro e seus colegas comunicam-se pela internet com estudantes da Alemanha. No próximo ano, farão uma viagem de estudos para aquele país. A escola brasileira também recebe alunos vindos da Alemanha e que estudam o português, como Lisa.

_Seja bem-vinda à nossa escola, Lisa! _ diz o diretor, sorridente. _ Desejamos que você se sinta acolhida em nossa comunidade. Vamos ajuda-la em tudo o que precisar.”

Letícia Möller comenta sobre o motivo da sua história destacar o intercâmbio cultural: “Pensando com carinho nas crianças brasileiras que estudam o alemão, nas crianças de ascendência brasileira que vivem na Alemanha, e ainda nas crianças alemãs que estudam o português, as histórias que apresentamos desejam ampliar os horizontes culturais das crianças, aproximar gerações, contribuir para fortalecer vínculos familiares e afetivos, e permitir a fruição conjunta do livro por toda a família.”

Ainda segundo ela, “o intercâmbio estudantil é uma viagem de estudos que um estudante de um país faz a outro país ou região, hospedando-se na casa de uma família e frequentando a escola naquele lugar. Além de permitir aprofundar o conhecimento e a prática de outra língua, o intercâmbio é uma experiência cultural muito rica, proporcionando um mergulho em outros modos de viver, de se relacionar e de se comunicar. Ao conhecermos mais de perto outros povos e culturas, desenvolvemos o respeito pelas diferenças e a empatia, que é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, vendo o mundo através dos seus olhos.”

A autora Letícia Möller nasceu e vive em Porto Alegre. É autora de livros para a infância e editora da Dialogar. Também é consultora em Ética, advogada e mãe do Thomas e do Martin. A ilustradora de “Pedro e Lisa” é Carla Pilla, também de Porto Alegre. Ela já morou no Rio de Janeiro e atualmente vive em Berlim. São dezenas de livros infantis e juvenis ilustrados por Carla, além de quadrinhos autorais e jogos inspirados na cultura brasileira. Como professora, já guiou adultos pelas artes da aquarela e da ilustração de livros e hoje ensina artes para crianças e jovens ao redor do mundo.

O livro “Pedro e Lisa, aventura no Brasil” tem 47 páginas e pode ser comprado da seguinte forma:

Compra do livro no Brasil: no site da Dialogar Editora: www.dialogar.net.br

Preço promocional de lançamento: R$ 48,00 + frete

Compra do livro na Alemanha: no site da Girabrasil Verlag: www.girabrasil.de

Preço: 12,50 euros + frete

Compra do ebook: é vendido com exclusividade pela Amazon (Kindle) – Preço: R$ 36,00

 

 

 

 

 

 

 

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *