“Meu amigo partiu”

Um livro da Zit Editora sobre o luto da perda de um amiguinho. Andrea Viviana Taubman, autora de livros que buscam transformar “lágrimas em letras”, espera poder abraçar e aconchegar leitores

A autora Andrea Taubman (dir) e a ilustradora Sandra Ronca no dia do lançamento de “Meu amigo partiu” – Foto Divulgação

 

Como lidar quando seu filho perde um amigo? Como lidar com esse vazio? Como explicar para uma criança que, a partir daquele momento, só poderá brincar com seu amigo em sonhos?

Houve uma noite de janeiro de 2011 que uma chuva tão intensa quanto inexplicável levou a vida, aos 10 anos de idade, de um querido amigo do caçula da autora Andréa Viviana Taubman e foi assim que nasceu o livro “Meu amigo partiu”.

A proposta deste lançamento é oferecer, de forma lúdica, por meio de poesias e rimas, o conforto e consolo, onde há perplexidade e dor, além de abraçar o coração de cada leitor com as imagens e metáforas da ilustradora Sandra Ronca. Obra de 2013 reeditada e lançada, agora, em 2021 pelo selo Novo Ser, com novo texto que aborda os estágios de luto e como uma criança pode lidar com a questão até a fase da aceitação.

Esse livro é dedicado a todas as famílias que perderam seus amores na tragédia das Serras Fluminenses em 2011 e nas anteriores. A todas as crianças que buscam caminhos para lidar com o luto (até mesmo de suas próprias infâncias). A todas as pessoas que estão perdendo seus amores para a COVID. A todas as mães e pais que não têm um nome que os defina quando precisam se despedir do filho ou da filha que parte antes deles.

“Querido, saudoso amigo,

Você consegue me ouvir?

Toda noite quero dormir…

Tento muito, mas não consigo.

Olho fixo para o céu,

Imagino que a lua

Lá longe é sua rua

Onde gira o carrossel!” (trecho do livro)

A autora Andrea Viviana Taubman nasceu em Buenos Aires em 1965 e mudou-se para o Brasil em 1973. Passou a infância e a adolescência lendo, escrevendo e sonhando com um mundo mais justo, de pessoas mais felizes e generosas. Morou em São Paulo e em Teresópolis. Hoje, vive no Rio de Janeiro com seus dois filhos, Gabriel e Thiago, e um montão de livros e plantas.

A ilustradora Sandra Ronca é escritora e ilustradora, formada em Comunicação Social e Arteterapia e pós-graduada em Design e Ilustração. Com trinta livros publicados, sendo sete como escritora, o humor e o lúdico marcam sua obra. Participa de eventos e projetos de Secretarias de Educação e Cultura, SESC de diferentes municípios, SESI/SP e Feiras Literárias pelo Brasil.

O livro tem 40 páginas, custa R$ 49,90 e pode ser comprado nos sites? www.grupoeditorialzit.com.br / https://www.fokaki.com.br e nas principais livrarias

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *