Um estilo chamado Livro-Caixinha

Esse tipo de publicação oferece muita interatividade com o leitor e assim o conteúdo se torna mais compreensível

“Vamos fazer um mundo sustentável” – Perguntas para estimular a reflexão de crianças e adolescentes sobre o meio ambiente e o futuro do planeta

Sustentabilidade é um assunto que vem interessando as novas gerações. O desejo de ter um mundo melhor, menos poluído e mais saudável atrai e mobiliza jovens. Prova disso é a sueca Greta Thunberg, que ainda menina se tornou uma líder ambiental. Ela faz parte de uma das 40 questões que o livro-caixinha “Vamos fazer um mundo sustentável” (Matrix Editora, R$ 37,00) traz sobre sustentabilidade.

Elaboradas pelo jornalista Maurício Oliveira e Clara Ramos, as questões estimulam a reflexão em crianças e adolescentes sobre sua relação com o planeta, como podem adotar atitudes mais sustentáveis e influenciar pessoas próximas a fazerem o mesmo.  A obra pode ser utilizada em aula ou até mesmo em rodas de conversa.

Alguns exemplos

Você costuma ir ao supermercado ou à feira? Descreva uma atitude sustentável que você vê nesses lugares e uma situação que poderia melhorar.

Como você imagina que seria um mundo sustentável? No que esse mundo seria diferente do que é hoje?

Como você se sente quando visita um local cheio de árvores e sem nenhum tipo de poluição?

Pense na paisagem mais bonita que já viu. Você sabe se a beleza dessa paisagem está ameaçada? Que tipo de ameaça esse lugar está enfrentando?

“Atividades em sala de aula” –  ideias para incrementar as aulas de língua portuguesa ou estrangeira

Aprender línguas é fundamental para aumentar nossa capacidade de comunicação e multiplicar oportunidades na vida. Mas como fazer para envolver a turma nas aulas? Um pouco de diversão pode ajudar bastante e é a isso que o livro-caixinha “Atividades em sala de aula: 50 práticas para ensino de Português e língua estrangeira” (Matrix Editora, R$ 37,00) se propõe.

Indicado a partir de 10 anos de idade, o livro é ideal para o Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e cursos livres de idiomas. São 50 cartões, cada qual com uma sugestão de prática para as atividades em sala de aula. Estimulando o uso de músicas, filmes, podcasts, memes e outras mídias, o aprendizado fica mais fácil, dinâmico e divertido. “Storyboard”, “bingo musical”, “adivinhe com emojis”, “viagem virtual”, são alguns dos diversos temas que vão fazer os alunos gostarem mais ainda de aprender. 

Alguns exemplos

Storyboard – após ler um texto de ficção, os alunos contam a história por meio de desenhos

Bingo musical – faça uma lista de diversas palavras, várias delas presentes em uma música e mostre-a aos alunos. Toque a música. O desafio é prestar atenção na música e anotar as palavras que aparecem na lista que você preparou. Quem completar a lista primeiro é o vencedor.

Diário de uma celebridade – peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre uma pessoa famosa. Em seguida, eles deverão escrever um texto relatando um dia dessa pessoa.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *