“Castelos”

Crianças adoram imaginar como seria viver num castelo e, nesse livro, autor propõe mais: oferecer diversão para os pequenos leitores com edificações bastante criativas como um castelo cabeludo.

 

As histórias sobre castelos contadas para o filho Matias, antes de dormir, viraram o novo livro de José Roberto Torero: “Castelos.” Essa é a primeira publicação infantil da editora independente e paulista, Padaria de Livros, que conta com ilustração de Ivo Minkovicius. O autor explica que “Toda noite meu filho pedia que eu lhe contasse uma história de castelo antes de dormir. Às vezes duas. De vez em quando, três. Comecei a gostar tanto delas que passei a anotá-las. E depois mandei algumas para o Ivo Minkovicius, que é formado em arquitetura pela FAU e ilustrador de livros infantis, ou seja, o cara perfeito para este livro.”

“O tempo foi passando, os castelos foram crescendo, ocupando muito espaço em casa, e aí resolvemos fazer um livro com os mais bacanas. Devo avisar que ‘Castelos’ não é sobre castelos comuns. Estes aqui são feitos de vidro, areia, cabelos, doces e até de livros. E as histórias nem são exatamente sobre castelos, mas sobre coisas como: lar, guerra, solidão, família, amor, poder, sonhos e medo. É que falando de castelos, a gente pode falar de tudo. E as crianças vão entender. Talvez até os adultos”, conclui José Roberto.

O livro reúne mais de 30 castelos divertidos, inusitados e criativos como: o castelo cabeludo, o otimista, o transparente, o fedido, o gostoso, e o castelo de lá e o castelo de cá. A publicação é no formato horizontal com páginas de 28 cm x 21 cm. Ou seja, quando aberto, ele tem mais de meio metro. E as 64 páginas são coloridas. O autor obteve financiamento para a produção do livro através do Catarse https://www.catarse.me/castelos  “Castelos” já foi premiado no Proac de 2020.

O autor José Roberto Torero nasceu em Santos em 1963. Perto de sua casa havia um parque com um castelinho. Já escreveu mais de 40 livros, a maioria para crianças, como “Chapeuzinhos Coloridos” e “Uma história de futebol”. Quando ia à praia, gostava muito de fazer castelos na areia.

O ilustradorIvo Minkovicius nasceu em São Paulo em 1965. Formou-se em arquitetura na FAU-USP, mas logo percebeu que seria melhor trocar os esquadros e os compassos pelos lápis de cor. Escreveu e ilustrou mais de 30 livros para crianças, entre eles “O barquinho de papel”, “10 Galinhas” e “O tempo”.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *