Os 30 melhores livros. E todos valem como dica para presentes

O clube de livros Leiturinha divulga lista com as melhores obras infantis de 2021. Analise bem os livros selecionados, pois vai encontrar boas opções para o Natal

A Leiturinha divulga sua tradicional lista dos melhores livros do ano, agora com as publicações de 2021. A empresa, que é referência no estímulo à leitura e na curadoria de obras infantis, chegou ao resultado da lista a partir da análise da curadoria do clube de assinaturas e dos comentários feitos pelos clientes por meio dos canais de atendimento e das redes sociais.

Neste ano, a Leiturinha adquiriu mais de 2,5 milhões de livros para crianças de 0 a 12 anos de idade, sendo cada um dos títulos selecionados por sua equipe de curadoria, composta por profissionais das áreas de Psicologia, Pedagogia, Filosofia e Comunicação que tiveram como missão gerar momentos em família, diversão e descobertas para crianças e adolescentes e, especialmente neste ano atípico, ser uma janela para o mundo.

“Tivemos um desafio enorme na seleção de livros para um ano tão complexo como o de 2021 em que vivemos o segundo ano de pandemia. Buscamos livros que permitissem imaginar um novo futuro, cheio de esperança e carinho. Eles foram a pausa necessária no fim do dia para alimentar a alma, o colo e o afago antes de dormir, o riso fácil no virar de uma página, a confirmação de se saber bem acompanhados, ainda que fisicamente isolados,” diz Caroline Lara, responsável pela área de Produto e Curadoria na Playkids.

Confira a lista com as melhores publicações do ano

Leitor de Berço (0 a 1 ano)

1 – Você e eu 

Editora Tiger Tales / Autoria: Nicola Edwards / Tradução: Vivian Vallii

Este é um livro que fala sobre o afeto e o quanto ele é importante para os bebês. As relações que são baseadas no amor e no respeito proporcionam sentimentos de confiança para a criança em explorar sua potencialidade e os diferentes ambientes que a cercam. Além disso, este livro possui recursos interativos incríveis, para exercitar a motricidade dos bebês e o encanto dos adultos. 2 – Doce aconchego: Aventuras do macaco

Editora Todolivro / Tradução: Ana Cristina de Mattos Ribeiro / Revisão: Karin E. Rees de Azevedo

Esta é a história das aventuras de um macaco cheio de energia e alegria. O livro foi feito para que os bebês possam interagir com sua materialidade. Enquanto o macaco explora o ambiente da floresta, o bebê conhecerá mais alguns animais. Assim como o protagonista do livro, os bebês descobrirão um mundo de emoções e diversão no momento da contação de histórias.

3 – Tá na hora do banho: Cazé, o Jacaré

Editora Vale das Letras / Autoria: Viviane C. Vicenti / Ilustrações: Jean Carlos Ferreira

Um brinquedo ou um livro?! Os dois! Como um primeiro convite ao universo dos livros, este é um companheiro de todas as horas e lugares. Desde o berço até o parquinho ou banheira. Perfeito para pequenas mãozinhas curiosas e aquela vontade incontrolável de levar tudo à boquinha! O livro é acompanhado de um item extra, um jacaré que acende e é o personagem da história, para estimular ainda mais a imaginação e deixar a contação ainda mais atraente.

4 – Urso e Rato, para a cama

Editora Tiger Tales / Autoria: Nicola Edwards / Tradução: Vivian Valli

Este foi um dos queridinhos dos nossos leitores de berço e brincantes. Com ilustrações delicadas e muitos recursos interativos, apresenta o tema da rotina do sono de maneira divertida e lúdica. Neste livro, Urso e Rato irão passar por várias fases de preparação antes de ir para a cama. Ao final, o que não vai faltar será um sono gostoso para uma noite tranquila. Uma leitura para aproveitarem juntos e preparar para o soninho chegar.

Leitor Brincante (1 a 2 anos)

5 – Banhinho é bom

Original Leiturinha / Autoria: Hélio Ziskind / Ilustrações: Tamilis Oliveira

O livro Original Leiturinha Banhinho é bom exerce um impacto para lá de positivo na rotina da família, já que une o tema do banho a elementos lúdicos, artísticos e repletos de diversão. Assim como diversas obras nessa lista, ele traz a criança negra como protagonista da história. E o melhor de tudo: pelas mãos talentosas da ilustradora Tamilis Oliveira. Como a artista conta, “durante o processo criativo, reli a letra várias vezes e nunca consegui passar por uma estrofe sem que minha mente desse ritmo a ela”. O resultado é uma obra para lá de musical e divertida!

6 – Os três porquinhos: livro sonoro

Editora Culturama / Texto e edição: Naihobi Steinmetz Rodrigues / Ilustrações: Studio Carol Juste / Narração: Daniela Fanti

Crianças de todas as idades (todas mesmo de 0 a 100) ficam encantadas com efeitos sonoros em livros. Com este livro não foi diferente. Já é um dos preferidos dos nossos leitores brincantes e pré leitores. A cada página, um recurso sonoro narra a história. É uma atração à parte, já que esta releitura do clássico Os três porquinhos por si só já é demais.

7 – Uma lagarta muito comilona

Editora Callis / Autoria: Eric Carle / Tradução: Miriam Gabbai

Um pequeno ovinho descansa em uma folha. E, desse ovo, nasce uma pequena lagarta faminta. Pelo caminho, ela encontra muitos alimentos. De pedacinho em pedacinho, vai comendo todos eles e logo se torna uma lagarta bem grande. E agora? O que fazer? Este livro, como relata o autor Eric Carle, fala sobre esperança. Afinal, para se tornar uma borboleta é preciso paciência mesmo que, em algum momento da vida, exista alguma dor de barriga pelo caminho e mesmo que um casulo temporário seja necessário.

8 – Cara de quê?

Editora Catapulta / Autoria: Ivanke & Mey Clerici / Tradução: Sandra Martha Dolinsky

Os sentimentos são muito abstratos e para falar sobre eles o primeiro passo é reconhecer como eles se manifestam no nosso corpo. É o caso das expressões faciais, ou melhor, as famosas caras e bocas. Pensando nisso, o livro ‘Cara de quê?’ foi selecionado por falar sobre sentimentos de forma lúdica e adequada ao universo infantil. Mas não apenas sobre isto. Cada criança, a cada página, está inserida em um lugar diferente do mundo, mostrando também a rica diversidade cultural de toda a gente! Afinal, apesar das realidades vividas por cada um de nós serem muito diversas e diferentes, há sempre algo que nos une: nossa capacidade de sentir!

Pré-Leitor (3 a 4 anos)

9 – O Gato Pete – Eu amo meu tênis branquinho

Harper Kids e Leiturinha / Autoria: Eric Litwin / Ilustrações:James Dean / Tradução: Érico Assis

“Pete the cat: I love my white shoes” foi o primeiro livro que deu início a série “Pete the cat” que conta com mais de 60 livros publicados. Este é um projeto de Eric Litwin, músico e contador de histórias, que escreveu uma história e uma música para o gato e James Dean, artista que desenhou e criou o personagem Pete em 1999 e em 2006 publicou “”The Misadventures of Pete the Cat. A colaboração entre James e Eric chegou ao fim em 2011 e então James e sua esposa Kimberly continuam a escrever e a ilustrar a série que é um clássico da literatura e das telas norte-americanas, um sucesso fora do Brasil, trazido em primeira mão aos assinantes Leiturinha, em parceria com a editora Harper Kids.

10 – O Pequeno Príncipe Preto para pequenos

Editora Nova Fronteira / Autoria: Rodrigo França / Ilustrações: Juliana Barbosa Pereira

Esta é a história de um pequeno príncipe. Um príncipe repleto de brasilidade, herança cultural e afeto. A obra aborda temas de extrema relevância para a infância como identidade, herança cultural e afetividade. A narrativa possui diversas referências da cultura negra de origem africana, sendo apresentadas de maneira singela e poética. Além disso, as ilustrações convidam os pequenos leitores a imaginar o mundo narrado e a visitar as histórias mais antigas que os cercam.

11 – Guido vai ao zoológico

Editora Callis / Autoria: Laura Wall / Tradução: Thiago Neri

Sofia é uma menininha adorável e Guido é um ganso muito especial. Eles se conheceram em um parque e Sofia não quis mais desgrudar dele. Eles se tornaram melhores amigos. Fazem tudo juntos, tudinho. Ops! Nem tudo! Algumas coisas eles não podem fazer juntos, afinal, ela é uma menina e ele é um ganso. Por isso, Guido às vezes se sente só. Então, Sofia tem uma ideia para ajudar o seu grande amigo.

12 – Altos e Baixos

Original Leiturinha / Autoria: Giovanna Madalosso / Ilustrações: Ionit Zilberman

Tudo nessa vida tem seus altos e baixos, não é mesmo? Mesmo as melhores experiências trarão seus desafios. E aquelas menos interessantes poderão trazer algo de bom, como crescimento pessoal. Mas será que só precisamos perceber isso depois de adultos? A resposta é não e este livro prova isso. Com uma leitura imaginativa e divertida, Altos e Baixos mostrará aos pequenos leitores o lado positivo e negativo das coisas. Uma leitura leve e profunda ao mesmo tempo. E uma notícia incrível: esta obra conquistou um super reconhecimento recentemente. Ficou entre os três melhores livros selecionados pela revista literária Quatro Cinco Um!

Leitor Iniciante (5 a 6 anos)

13 – Joca e Dado 

Original Leiturinha / Autoria: Henri Zylberstajn / Ilustrações: La Casa de Carlota

Joca e Dado é a história de uma amizade diferente e maravilhosa. Em suas características, esses dois amigos não têm muito em comum. Mas o que os une é o respeito, a admiração e a vontade de aprender um com o outro. Você também já reparou o quanto aprendemos com pessoas diferentes de nós? Nessa leitura, as crianças aprenderão que “as diferenças nos ajudam a trocar experiências. Permitem ensinar o que sabemos e a aprender com os outros as muitas coisas que ainda não conhecemos”.

14 – O incrível livro do Gildo 

Editora Brinquebook / Autoria: Silvana Rando

Você já teve vontade de criar algo que expresse suas ideias e interesses? Provavelmente, sim. Mas qual a parte mais difícil de todas? Geralmente, ter que lidar com as opiniões das pessoas. Nesta obra, Gildo acorda com vontade de escrever um livro incrível, com monstros! Ao longo do caminho, a história vai ganhando várias características inusitadas. Até o ponto de o Gildo ficar confuso e com medo de decepcionar. Por isso, pensa em desistir. Qual será a saída para isso?

15 – Yunis

Editora Tabla / Autoria: Amal Naser / Ilustrações: Anita Barghigiani / Tradução: Maria Carolina Gonçalves

“Os sonhadores são aqueles que acordam para realizar seus sonhos”. Assim começa a história de Yunis, um menino de enorme coração e um sonho nas mãos. Com Síndrome de Down e com muito a oferecer ao mundo, ele irá mostrar para todas as crianças que todos podemos ir em busca de nossos sonhos ou até além. No caso do Yunis, tudo que ele queria era oferecer às outras crianças um pouco do amor que ele colocava em tudo que cozinhava.

16 – A janta da anta 

Original Leiturinha / Autoria: Madu Costa / Ilustrações: Flávia Borges

A anta fez uma janta. Mais que depressa, todos os animais da floresta apareceram por lá. Foi um danado de um banquete. A autora, Madu Costa, convida para ler em voz alta essa história e não deixar nenhum bicho de fora. Tem onça, tatu, sucuri e até lobo-guará. Se achegue mais com calma e sem pressa. Não é todo dia que presenciamos uma história como essa. Publicado originalmente no ano 2000, A Janta daaAnta (Ed. Imprensa Nacional) foi o primeiro livro infantil de Madu Costa. Além de ter uma sonoridade divertida, perfeito para mediação, o livro nasceu como um convite a conhecermos mais sobre a fauna brasileira e espécies em extinção. Hoje, passados mais de 20 anos dessa publicação, ele ainda se faz necessário e atual. E aí? Vamos também para a Janta da Anta?

Leitor em Processo (7 a 8 anos)

17 – Meu amigo dinossauro 

Original Leiturinha / Autoria: Ruth Rocha / Ilustrações: Elisabeth Teixeira

Imagina o que aconteceria se um dinossauro aparecesse agorinha na sua casa? Sabemos que os dinos estão extintos, mas isso não impede nossa imaginação de voar. Ao invés de nos fazer correr de medo, essa é a história de um dinossauro que ensinará sua criança sobre o mundo. Nesse Original Leiturinha escrito por Ruth Rocha, sua criança viajará pela história do petróleo e, de certa forma, da humanidade. E o melhor de tudo é que sua criança, como parte da nossa futura geração, será inspirada a pensar em nosso papel de cuidado com o mundo. Uma leitura com relevância ontem, hoje e amanhã!

18 – Juca mil perguntas

Editora Carochinha / Autoria: Antonis Papatheodoulou / Ilustrações: Iris Samartzi / Tradução: Maria Alice Araripe

Nascido com um sinal de interrogação no lugar em que deveria haver um tradicional gancho, elemento marcante para todos os aventureiros piratas, Juca Mil-perguntas embarca numa aventura a bordo de um navio repleto de emoções e descobertas. É assim que, na companhia de seu capitão e vários outros pequeninos piratas aprendizes, ele descobrirá que seu insaciável espírito curioso, repleto de muitas perguntas sobre tudo que se possa imaginar, é a combinação perfeita para uma vida de aventuras, aprendizagem e (como não?) novas amizades!

19 – Bicho que chama bicho 

Original Leiturinha / Autoria: Mateus Rios

Esta é uma história especial que representa efetivamente o carinho, o amor e a coletividade em prol do cuidado com a natureza. Os bichos se uniram para acabar com a queimada que estava destruindo a sua morada e depois da tempestade sempre existe a esperança. Esse é um Original Leiturinha produzido com muita delicadeza e com ilustrações que promovem a reflexão sobre um tema muito importante: a consciência ambiental.

20 – A menina que abraça o vento

Editora Vooinho / Autoria: Fernanda Paraguassu / Ilustrações: Suryara Bernardi

Esta é uma narrativa de encher o coração de emoção. Este livro é um convite à sua criança para assimilar de maneira leve e delicada a história de vida dos refugiados, sobretudo nos sensibilizarmos e levarmos em conta sua cultura para que possamos sempre acolhê-los. Nesta idade, a criança já é capaz de compreender assuntos delicados e ressignificá-los, por isso é tão importante falarmos sempre sobre eles com muita clareza e segurança. E a literatura sempre será aliada nessa missão.

Leitor Fluente (9 a 10 anos)

21 – Socorro

Editora Escarlate / Autoria: Silvana Rando

Dos seres vivos que existem, alguns podem ter uma vida mais difícil que a dos outros. Já parou para pensar em quem não tem uma vida nada fácil? Sem dúvidas, Socorro está entre eles. Essa pequena baratinha simpática e divertida tem grandes amizades, dentre elas a do famoso e bondoso Gildo. Mas nem sempre foi tudo assim. Neste livro, sua criança irá conhecer um pouco da história de Socorro, da época em que ela ainda morava em um hotel e vivia as mais loucas aventuras. Um livro com muita diversão e curiosidades.

22 – Imbatível

Editora Saber e Ler / Autoria: Pascal Jousselin / Tradução: Cristina Fernandes

Já pensou se sua vida fosse um roteiro escrito e você pudesse saber de antemão o que acontecerá na próxima página? E se sua vida fosse uma história em quadrinhos e você tivesse o superpoder de ver além? Você saberia, antes dos outros, o que vai acontecer nos próximos quadrinhos… O que você faria com esse superpoder? Como o usaria? Este HQ inovador e divertido é uma brincadeira de metalinguagem. Um livro desafiador e intrigante, que enriquece qualquer biblioteca!

23 – Um mistério para Januária 

Originais Leiturinha / Autoria: Karina Almeida e Cristiano Gouveia / Ilustrações: Amanda Daphne

Esta é a história de um mistério. A vida de Januária é aparentemente comum até que uma carta é entregue na porta da sua casa. Com ilustrações da artista Amanda Daphne, esta é uma daquelas obras que une gerações. Além de trazer conhecimentos sobre importantes figuras femininas negras da História, o livro conta com uma ilustração empoderada e envolvente. Com uma boa pitada de humor e mistério, a obra vai alcançar tanto crianças mais velhas como adolescentes.

24 – O pulo do coelho

Editora Carochinha / Autoria: Lázaro Ramos / Ilustrações: Lais Dias

“Gusmão era um menino ‘querente’. Queria tudo e ao mesmo tempo”. Convidamos você e sua criança para embarcar nessa aventura pela busca de um sonho, uma busca mágica e especial. Esta obra cativante fala sobre liberdade, autonomia e esperança. O escritor da obra, Lázaro Ramos, atua também como embaixador do Unicef pelos direitos das crianças. Neste livro, sua criança irá embarcar num mundo onde sua imaginação e seus sonhos têm vez e voz.

25 – Os detetives do Prédio Azul: Aventuras culinárias

Editora Pequena Zahar / Autoria: Flávia Lins E Silva

D.P.A. é uma das séries mais conhecidas pelos pequenos não só pelos livros mas também pelas telinhas. Esse sucesso se explica pelo bom roteiro: um grupo de amigos que se reúne em um local secreto e, juntos, investigam e desvendam mistérios. É por esse e muitos outros motivos que a Curadoria da Leiturinha selecionou esse livro. Ele traz temas importantes, como o valor das amizades e das relações de confiança; busca, acima de tudo, gerar momentos despretensiosos de prazer e diversão, por ser uma história com muito mistério e suspense são um convite para uma leitura atrativa.

Leitor Crítico (10+ anos)

26 – O convidador de pirilampos

Editora Pallas / Autoria: Ondjaki / Ilustrações: António Jorge Gonçalves

Escrita pelo autor angolano Ondjaki, esta é uma obra que permite encontrar uma leitura poética e, sobretudo, imaginativa. O que poderíamos fazer se não estivéssemos imersos em um mundo tecnológico a todo momento? Talvez observar a natureza e descobrir as maravilhosas facetas que existem dentro dela. Esta é a história de uma singela relação entre um avô e seu neto que se resume em afeto, sabedoria, fascínio pelas descobertas e em observar o mundo ao seu redor.

27 – Do outro lado tem segredos  

Editora Cia das Letrinhas / Autoria: Ana Maria Machado / Ilustrações: Renato Alarcão

Esta é a história de Bino, um menino que vive e convive com o mar, a pesca e as tradições de uma comunidade que tem no peixe seu sustento. Seu sonho? Ir para o alto mar, assim como os bons e velhos pescadores. Mas o que será que tem do outro lado? Os leitores conhecerão a vida num contexto de compartilhamento, comunidade, sonhos e descobertas. Um livro de autoria de Ana Maria Machado para conhecer e amar desde cedo.

28 – O diário das fantásticas viagens de Giovana

Editora Bambolê / Autoria: D. J. Galvão / Ilustrações: Bruna Mendes

Este livro narra as incríveis aventuras de Giovana, uma menina que passa por várias experiências e momentos inesquecíveis na Amazônia. Sim. Este é o cenário dessa obra, que apresentará aos leitores muitas das riquezas culturais dessa região brasileira. Acompanhada de sua família, a garota registra seus momentos num diário, elemento tão caro a adolescentes e crianças. Uma leitura para ficar na memória.

29 – Rita e o manual para ser astronauta

Editora Melhoramentos / Autoria: Vinícius Campos / Ilustrações: Lila Cruz

Esta é uma obra que reserva uma aventura cheia de imaginação, afeto e a busca por um sonho. Os leitores vão acompanhar a trajetória, as angústias, os medos e também as descobertas e sonhos de Rita, uma adolescente que vive em uma casa-lar, uma instituição para crianças que foram retiradas do seio familiar por algum motivo, por sua proteção. Em uma virada de ano, Rita deseja que as coisas possam ser diferentes em sua vida a partir daquele momento. Foi aí então que ela viu uma luz super brilhante no céu…

30 – A jacaré

Inédito Leiturinha / Autoria: María Eugenia Marique / Ilustrações: Ramón París / Tradução: Ricardo Ditchun

Esta história aconteceu há muitos anos, às margens de um rio imenso, onde vivem muitos jacarés. Lá, Faoro encontrou um bebê jacaré que o nomeou de Negro. Juntos passaram a viver e estabeleceram uma grande amizade, com muito carinho e amor. Mas o que será que aconteceu nessa história? Este livro é baseado em fatos reais e contém um enredo que acolhe os mais belos sentimentos. É uma edição inédita e exclusiva, publicada pela primeira vez no Brasil pela Leiturinha.

O clube de livros

A Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil e um dos produtos oferecidos pela PlayKids. Criada em 2014, ela promove o hábito da leitura compartilhada para 190 mil famílias, em mais de 5.100 cidades brasileiras. A atuação da Leiturinha se baseia no incentivo à leitura e na excelência da curadoria dos livros, para proporcionar experiências de aprendizado e diversão em família. Para saber mais acesse aqui o site da Leiturinha

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *