Turma da Mônica e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

Mauricio de Sousa apresenta projeto de gibis (uma revista para cada objetivo), que visa disseminar os ODS de forma lúdica e divertida para 16 milhões de pessoas até 2030. Qualquer pessoa pode baixar gratuitamente a coleção

Em sincronia com o fim da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, que deixou muitos ensinamentos para o mundo, a Aldeias Infantis SOS, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, oferece a primeira leva impressa de gibis da Turma da Mônica produzidos pelo Impacta ODS, um projeto de disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de gibis e formação à distância de agentes multiplicadores.

 

A impressão dos 10.800 gibis (600 kits), que serão distribuídos em escolas e organizações de Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Santa Maria e Esteio, foi possível através da parceria com o Instituto Chamex, que lançou o Edital de Educação e Cidadania para incentivar projetos de educação que trabalhem o exercício da cidadania ativa, pois acreditam na educação como instrumento de transformação da sociedade.

Os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são um compromisso global assumido pelos países-membros das Organizações das Nações Unidas (ONU), organizações da sociedade civil e empresas com o desenvolvimento sustentável do planeta. Lançada em 2015, a Agenda 2030, como é conhecido este compromisso global, contempla um conjunto de metas a serem alcançadas. Em 2021, entramos na última década até o prazo estabelecido e ações tornam-se urgentes. Neste contexto, a disseminação da temática tem um papel fundamental, principalmente entre o público infantojuvenil.

O projeto conta com 17 gibis, um para cada ODS, em formato impresso e digital, além de uma plataforma EAD com formações interativas para agentes multiplicadores, como educadores e público adulto. Qualquer pessoa pode baixar gratuitamente a coleção no site do projeto (https://impactaods.org.br/). A meta é alcançar 16 milhões de pessoas até 2030.

Para Mauricio de Sousa, cartunista criador da Turma da Mônica e fundador do Instituto Mauricio de Sousa, disseminar o conhecimento do Desenvolvimento Sustentável é de extrema importância e deve ser um propósito único. “Todos nós temos a missão de tornar o planeta um lugar mais inclusivo, saudável e justo”.

O Impacta ODS é financiado por empresas que acreditam que a disseminação da agenda 2030 é o melhor caminho para o alcance das metas. Além disso, ao apoiar um projeto da Aldeias Infantis SOS, empresas também contribuem para a ação direta da organização, que impacta os ODS 1 (erradicação da pobreza), 4 (educação de qualidade), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 10 (Redução das desigualdades) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização de cuidado infantil, sem fins lucrativos, não governamental e independente, que luta pelo direito das crianças, jovens e adolescentes a viverem em família. No mundo, é a maior organização de atendimento direto à criança. A Aldeias Infantis SOS atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência, com cuidado, proteção e carinho.

Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 54 anos e mantém mais de 80 projetos, em 31 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado de suas famílias, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança tenha que crescer sozinha.

Instituto Chamex

Criado em 2007, o antigo Instituto International Paper, já investiu mais de 13 milhões no desenvolvimento das comunidades das quais a companhia faz parte. Inquietos por natureza e buscando sempre promover reflexões, desafios e transformações reais, em 2021, passou a se chamar Instituto Chamex, conectando-se às infinitas possibilidades que Chamex nos permite criar. Esta mudança acrescentou mais criatividade nos projetos desenvolvidos com muita ação, inspiração, participação e inovação social.

O Instituto Chamex é mantido pela Sylvamo do Brasil, produtora dos papéis para imprimir e escrever Chamequinho, Chamex e Chambril e segue suas diretrizes de responsabilidade social, sustentabilidade e ética, engajando seus profissionais e apoiando as comunidades.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *