Vamos falar de poesia

Um concurso e um curso colocam o gênero literário em evidência em todo o país neste início de ano

Concurso em busca de novos autores

A forma como se produz poesia no Brasil, mudou drasticamente nos últimos 10 anos. Muito bem-vinda uma legião de novos autores produzindo obras de conceituada qualidade literária concomitante ao frenesi do momento político-pandêmico, quando as redes sociais conseguem espalhar também a poesia. Muitos e ainda anônimos poetas, generosamente, nos presenteiam com suas obras-primas.

Atenta ao momento, a Vivara Editora Nacional transportará a arte das redes para os livros. Estão abertas as inscrições para a Seleção Poesia Brasileira, ou seja, Poesia Livre 2022. Podem participar da seleção, todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos. Cada candidato pode inscrever-se com até dois poemas de sua autoria, com texto em língua portuguesa. O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. Serão 250 poemas classificados. A classificação dos poemas resultará no livro, Poesia Livre 2022, Antologia Poética.

O concurso está entre as mais destacadas seleções literárias da língua portuguesa. A licença poética em pleno exercício, através do ineditismo da nova poesia em sua forma e conteúdo. A poesia contemporânea egressa do cotidiano, merecedora das condições de permanência entre o que há de melhor no patrimônio literário brasileiro. A seleção literária é uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural, alcançando o grande público, escolas e faculdades.

As inscrições gratuitas já estão abertas e seguem até o dia 5 abril de 2022 pelo site  www.poesialivre.com.br

Para o esclarecimento de dúvidas, escreva para o endereço da Vivara Editora Nacional: atendimentotelefone@vivaraeditora.com.br

 

Novas formas de criação poética

A Casa das Rosas Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis, recebe inscrições de 18 janeiro a 4 março para a 4ª edição do Poesia Expandida, curso gratuito voltado para interessados na criação literária.

Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso Poesia Expandida aborda o universo da poesia nas diversas possibilidades expressivas da palavra, do som e da imagem e explora a criação poética em diferentes meios e suportes. “Este é um dos raros cursos no país – se não for o único – que convida e orienta os participantes para uma experiência de criação poética para além do verso e da página”, aponta Júlio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas.

Neste ano, estão sendo ofertadas 40 vagas (20 vagas presenciais e 20 online). É esperado que os selecionados que residirem na cidade de São Paulo participem presencialmente das aulas, que acontecerão no anexo da Casa Guilherme de Almeida devido ao restauro do Museu Casa das Rosas. As aulas online serão realizadas pela plataforma Google Meet.

Os interessados, que devem ser maiores de 18 anos, precisam preencher a ficha de inscrição com três trabalhos poéticos autorias – em verso ou prosa – um texto de demonstração de interesse e um breve currículo de dez linhas. Os trabalhos poéticos podem ser:

  • Poemas (em verso ou prosa) em pdf, sendo que a soma dos trabalhos não deve ultrapassar 10 páginas
  • Poemas visuais em jpeg (mínimo de 1.200 pixels de lado)
  • Poemas e/ou performances poéticas vocais e corporais em vídeo nos formatos avi ou mp4 — se preferir enviar por Youtube ou Vimeo, deverá informar o link. A duração máxima de 3 minutos cada trabalho
  • Poemas sonoros em formato mp3 ou postados na plataforma Soundcloud. A duração máxima de 3 minutos cada trabalho.

Os arquivos devem ser enviados compactados em formato rar ou zip e identificados com o nome completo do inscrito. Aqueles que optarem por enviar os arquivos na forma de links, devem colocar os links no bloco de notas e enviar compactados em um desses formatos.

O curso começa no dia 17 de março e segue até 9 de julho de 2022. Serão dois encontros semanais: às quintas, das 19h00 às 21h00; aos sábados, das 10h30 às 13h30. Entre os professores confirmados estão Juliana Di Fiori Pondian, pesquisadora nas áreas de linguística, semiótica, tradução, poesia e literatura e tradutora de línguas clássicas e modernas; Daniel Minchoni, poeta e artista da poesia falada e da performance. Artista de vanguarda, criou e toca eventos de poesia em São Paulo como: “O menor Slam do Mundo” e “O sarau do burro”; e Anderson Gomes, artista, poeta visual e arte-educador.

A seleção dos alunos é realizada por uma comissão de profissionais de literatura sob a coordenação do Centro de Referência Haroldo de Campos. A comissão de seleção leva em consideração, em primeiro lugar, a compatibilidade do perfil do candidato em relação à proposta do laboratório que explora a criação verbal em diferentes meios e suportes. No breve currículo e na declaração de interesse, será observado o nível de envolvimento do candidato com a criação poética de invenção. Nos trabalhos poéticos enviados, serão consideradas a técnica e a inventividade.

A lista com os selecionados será divulgada no dia 14 de março no site da Casa das Rosas. Para mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição e sobre o curso “Poesia Expandida”, acesse o site da Casa das Rosas.

(Foto de Primeira Página: Casa das Rosas – Divulgação)

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *