Fundação do Livro e Leitura cria Banco de Talentos

O projeto é de abrangência nacional e seu principal objetivo é conhecer aqueles que atuam com arte e cultura para  contribuírem nos projetos da instituição, que funciona em Ribeirão Preto

 

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto está recebendo propostas de projetos culturais e currículos de profissionais de arte e cultura para composição de seu recém criado banco de talentos. O material pode ser enviado em formato digital por e-mail. Serão aceitos apenas projetos que tenham caráter cultural ou educacional.

O leque de possibilidades para integrar o banco de talentos da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é extenso e aberto a todo o Brasil. Podem participar artistas independentes de todas as linguagens, bandas, grupos de teatro, produtores, fotógrafos, autores, poetas, produtores audiovisuais, técnicos de som e luz, contadores de histórias, entre outros.

De acordo com Priscila Prado, produtora da Fundação do Livro e Leitura e responsável pela iniciativa, a ideia é formar um catálogo interno da instituição para facilitar a pesquisa e busca por esses fornecedores. “Estamos sempre desenhando projetos e, às vezes, existe a ideia, mas falta quem executa. Por isso, será de grande auxílio ter esse banco para nos ajudar nessas construções”, explica.

Os currículos e as apresentações de projetos ou mídia kit podem ser encaminhados diretamente para o e-mail btfundacao@gmail.com junto com todos os contatos atualizados e o máximo de informações sobre o profissional e/ou proposta enviada.

Inspirações

Além das atividades de agenda fixa anual, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove diversos projetos ligados ao universo da literatura e educação, como o Festival Revolução Poética e a Feira Internacional do Livro (FIL), entre outros, que estão em processo de aprovação pelas leis de incentivo cultural.

“O banco de talentos servirá de inspiração para futuras curadorias e propostas de programação para os eventos em andamento. Funcionará como um acervo e a contratação efetiva – imediata ou em médio e longo prazo – dependerá da curadoria e da necessidade da entidade”, alerta a produtora Priscila.

Para Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura, a iniciativa chega em ótimo momento tanto para a Fundação como para os profissionais. “Vivemos um novo cenário para os eventos culturais com o processo de retomada de atividades presenciais e com a solidificação de agendas on-line, em um formato híbrido, que vieram para ficar. O banco de talentos só tem a contribuir com as realizações da entidade, proporcionando a possibilidade de conhecer bons profissionais e bons projetos de todo o país, que são sempre muito bem-vindos”, destaca.

Oportunidades

A produtora Carol Gregório, de Ribeirão Preto, foi uma das primeiras a enviar currículo para o banco de talentos da Fundação do Livro e Leitura. Com formação construída dentro de movimentos sociais e culturais da cidade, Carol acredita que compartilhar saberes é um movimento de grande valia e o banco pode incentivar. “As grandes instituições que trabalham com fomento à leitura e à cultura são de extrema importância para o desenvolvimento dos artistas e produtores culturais, tanto locais como nacionais. Somar e aprender é meu objetivo”, conta a produtora.

Mais informações no site da Fundação: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/

A Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia. O evento permitiu a presença e a interatividade do público e conectou pessoas de 27 países: foram aproximadamente 110 horas transmitidas ao vivo e on-line em mais de 60 atividades.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *