“Ratinhos e balões”

Novo livro de Lucia Reis, lançado pela FTD Educação, através de textos rimados e ilustrações divertidas, aborda várias situações para aprendizados socioemocionais.
A contracapa já explica o conteúdo do livro: “Não importa o que aconteça, os ratinhos deste livro e seus balões sabem lidar com qualquer situação: chuva, frio, solidão… Acompanhe esses bichos arteiros _ e por vezes atrevidos! _ em belas reflexões sobre amizade, família, solidariedade e companheirismo.”
A cada página, a autora Lúcia Reis oferece uma situação divertida para o contador da história trabalhar com a criança, ajudá-la a refletir, usar como lição para desenvolver a inteligência emocional. As experiências dos personagens ilustram situações abstratas que envolvem sentimentos e emoções como  medo, solidão, encontros, amor, amizade, paciência, solidão, egoísmo, alegrias, fracassos, totalidade, felicidade e outras que a percepção dos pais e educadores captar. “Mais uma vez, usei bichos para dar voz às minhas ideias. Desta vez foram ratinhos”, explica Lúcia.
“Primeiro sentiu medo / Porque era muito pesado. / Depois foi muito mais longe / Do que havia sonhado.”
O livro é indicado principalmente para leitores em fase de alfabetização embora trate de assuntos de interesse de todas as idades. O conjunto de pequenas narrativas pode ser lido como um todo ou de forma fragmentada, de acordo com a intenção e o interesse de leitores e mediadores.
“Entre todos os meus trabalhos, este foi aquele em que eu busquei mais fortemente a síntese. Apenas uma frase curta e uma ilustração em cada página para falar de sentimentos comuns a todos nós. É um livro para o pequeno leitor, com pequenas reflexões, mas que pode ser lido por pessoas de todas as idades, já que os temas abordados nos acompanham pela vida toda”, destaca a a autora.

“Era uma cabeça / Que andava muito vazia. / Um ratinho chamou o outro,/ E agora lhe sobra companhia.”

Também são de autoria da Lúcia Reis, as ilustrações coloridas e muito divertidas, com efeito de lápis de cor e giz de cera, têm características de desenhos produzidos por crianças e apresentam detalhes novos a cada leitura. “Minhas ilustrações são feitas em papel com lápis de cor, nanquim e aquarela. Prefiro desta forma ao digital. É apenas uma opção pessoal: gostar de espalhar um monte de coisa na prancheta e usar”, comenta a autora.

“A chuva vai cair, / Depressa ou devagar. / Bobo é quem não aproveitar.”

Lúcia Reis nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1966. Licenciada em Educação Artística, trabalhou como professora, pintou painéis e miniaturas e ainda produziu serigrafia e artesanato. Sempre gostou de escrever e desenhar suas histórias. Lúcia começou a fazer seus livros artesanalmente até que publicou a sua primeira obra, O gato pirado (1992). Hoje, continua escrevendo para crianças em fase de alfabetização. Entre suas publicações, destacam-se Por um mundo mais bacana (2013) e A zebrinha preocupada (2001).

O livro tem 40 páginas, custa R$ 43,00 e pode ser adquirido no e-commerce da FTD Educação: https://compre.ftd.com.br/

Leia também no blog entrevista com a autora Lúcia Reis:

Lúcia Reis: “Espero que as famílias não percam a oportunidade de criar seus filhos como bons leitores”

Continue lendo

Um comentário to ““Ratinhos e balões””

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *