Como matar a literatura – Tragédia em 3 atos

Leo Cunha * CENÁRIO: Brasil, 2021, tempos de pandemia 1° ATO – O governo decide aplicar uma taxação de 12% sobre cada livro vendido, o que aumenta o preço de capa em... Read more »

Alfabetização e letramento em tempo de crise

Ítalo Curcio * Alfabetização e letramento estão diretamente ligados ao futuro da presente geração. Todo especialista em educação conhece a diferença entre estes dois conceitos, embora entendidos, erroneamente, como sinônimos, por certas... Read more »

É preciso falar sobre fake news com as crianças

Marcelo Duarte * Devemos estar atentos a todas as informações que chegam até nossos filhos e filhas e ensiná-los a identificar desde cedo aquilo que é uma notícia falsa, assim como os... Read more »

Limite para uso dos aparelhos digitais para as crianças e o livro como aliado

Eduardo Villela * É fato que a tecnologia teve e tem uma contribuição enorme durante esse período de isolamento social, facilitando o trabalho remoto e o acesso de crianças e jovens aos... Read more »

Por que não proteger as crianças das histórias dos monstros?

Quem pergunta é a editora Aletria perante o lançamento de “Ogros”, uma coletânea de conto de fadas diferente de tudo o que certamente já leu. E quem responde é uma especialista em... Read more »

Escola nova ou nova escola

Ítalo Francisco Curcio * No final do século XIX, surgiu na Europa um movimento no meio educacional intitulado Escola Nova, que teve como um de seus protagonistas o suíço Adolphe Ferrière (1879... Read more »

Ler nas férias

Duas opiniões diferentes nos ajudam a compreender de forma mais abrangente o valor dos livros para as nossas emoções e crescimento interior     As férias de verão são um período propício... Read more »

Metas de leitura para 2021

Dois especialistas opinam sobre a melhor forma de conseguir nesse ano ler todos os livros que deseja. Veja como mudar algumas atitudes para incorporar leitura à rotina do dia a dia  ... Read more »

Da educação especial à inclusiva: um caminho que não podemos voltar atrás 

Ana Regina Caminha Braga * O percurso para se chegar à educação inclusiva passou pelo extermínio e pela segregação, permanecendo um tema instável até os dias de hoje. Felizmente, no Brasil, ocorreram avanços... Read more »

Dê um livro de presente, por que o conhecimento liberta

Flora Alves * A maior herança deixada por minha mãe foi o hábito da leitura. Uma pessoa romântica e doce, ela usou o terreno fértil da minha infância para semear o prazer... Read more »